Fernando Colomo, Paula Ortiz e Adrián Guerra entre os jurados do Festival Internacional de curtas HISPASAT 4K

18 de Julho de 2016

o Mais de 100 curtas-metragens rodados e pós-produzidos integralmente em 4K foram inscritos na segunda edição do concurso.

o A cerimônia de entrega de prêmios e a projeção das obras vencedoras vão ser realizadas durante o Festival de San Sebastián.

Madri, 18 de julho de 2016. Os integrantes do júri do Festival Internacional HISPASAT 4K acabaram de ser anunciados. Os encarregados de determinar os prêmios desta segunda edição do concurso serão o diretor Fernando Colomo (La isla bonita, Al sur de Granada), a cineasta Paula Ortiz (La novia, De tu ventana a la mía), o produtor Adrián Guerra (Palmeras en la nieve, Buried), Jesús Ulled (diretor do CINE365 Film), Yolanda Vicente (Content Expert da Samsung España), Guillermo Niño (Senior Manager,Broadcast, OTT e Home Video no Dolby Laboratories), Edith Martínez Odriozola (diretora da Área de Cultura e Sociedade da TVE), Miguel Ángel Doncel (diretor-executivo do SGO), Daniel Pérez (Product Manager para as divisões de Optical Devices, Photo Imaging e Recording Media da Fujifilm) e Javier Valdés (sócio fundador da Ad Hoc Studios). Ignacio Sanchis (diretor de Negócio da HISPASAT) será o presidente do júri.

O prazo de inscrição terminou em 3 de setembro do ano passado. O concurso, um dos primeiros do mundo dedicados integralmente a curtas-metragens gravados e pós-produzidos em 4K, está aberto para obras produzidas a partir de 1º de janeiro de 2014, de qualquer nacionalidade e gênero, com uma duração máxima de 25 minutos. Nesta segunda edição, mais de 100 trabalhos foram inscritos, um aumento próximo de 40% em relação a 2015. Dados que confirmam o aumento progressivo dos conteúdos em 4K.

Nesta edição, o Festival incorpora importantes novidades. Foram introduzidos dois novos prêmios: a categoria de Melhor Direção, que vai dar ao ganhador a possibilidade de dirigir um longa-metragem produzido pela Cine365 Film ao longo de 2017, e o prêmio do Júri, patrocinado pela nova oferta de televisores Samsung SUHD.

Além disso, o Festival Internacional HISPASAT 4K este ano se tornou o patrocinador do Festival de San Sebastián. Tanto a cerimônia de entrega de prêmios como a projeção dos curtas-metragens premiados acontecerão em setembro, durante esse importante evento cinematográfico. Também serão realizadas duas mesas redondas sobre Os desafios de se rodar em 4K, em que as empresas tecnológicas vão debater com os profissionais do ramo do cinema sobre as oportunidades e desafios que esse novo padrão de ultra alta definição oferece para a produção cinematográfica.

O Festival, impulsionado pela operadora de satélites espanhola HISPASAT, é patrocinado pela produtora Cine365 Film, pela Samsung e pelo Dolby Laboratories. Outras empresas tecnológicas de ponta no âmbito da produção cinematográfica, como a SGO, a Fujifilm e o estúdio de som Ad Hoc, bem como a RTVE, o canal de televisão que lidera a inovação nesse campo tecnológico na Espanha e a agência de comunicação gráfica Azento de Diseño, se somaram à iniciativa para possibilitar esse concurso único no mundo.

Impulso de Ultra Alta Definição

A aparição do 4K, ou Ultra Alta Definição (UHD), é a última grande revolução tecnológica do setor audiovisual. Um formato que, ao multiplicar por quatro o número de pixels de uma tela de alta definição convencional, permite aos espectadores desfrutar de uma experiência cinematográfica inédita com uma qualidade de imagem nunca antes vista. O Festival Internacional Hispasat 4K tem como objetivo impulsionar a criação e exibição de peças audiovisuais neste formato, com o objetivo final de colocar esta tecnologia à disposição dos espectadores de cinema e televisão o quanto antes.

Sobre a Cine 365 Film

Cine365 Film é uma plataforma que tem como principal objetivo a busca de novos diretores com a finalidade de produzir seus filmes. O projeto foi lançado em 2013 e desde então foi produzido o filme “Purgatorio” (2014), dirigido por Pau Teixidor e interpretado por Oona Chaplin, e co-produzido “Pet” (2016), dirigido por Carles Torrens e interpretado por Dominc Monaghan. Um terceiro filme, “Maus”, está em fase de pré-produção e será dirigido por Yayo Herrero. Para mais informações, visite www.cine365.com/film.

Sobre a Samsung Electronics

Samsung Electronics Co. Ltd., inspira o mundo e constrói o futuro com ideias e tecnologias transformadoras. A companhia está redefinindo o mundo dos televisores, smartphones, wearables, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de redes, semicondutores e soluções de LED. Para mais informações, visite o site Samsung Newsroomnews.samsung.com.

Sobre o Dolby Laboratories

Dolby Laboratories (NYSE: DLB) cria tecnologias de áudio, vídeo e voz que transformam o entretenimento e as comunicações dos dispositivos móveis, no cinema, em casa e no trabalho. Ao longo de cinquenta anos, as experiências de áudio e vídeo passaram a ser mais vibrantes, claras e potentes graças à Dolby. Para mais informações, visite www.dolby.com.

Sobre a RTVE

Tudo que a RTVE fez até agora reforça o papel e o compromisso dessa empresa com a televisão em UHD em três âmbitos claramente definidos - o compromisso pela qualidade, a inovação e o serviço público -, ao vincular esta atividade com a Universidade, a indústria e a Administração. Para mais informações, visite RTVE.es.

Sobre a Fujifilm

Em 2014, ano em que celebramos nosso 80º aniversário, a Fujifilm foi reconhecida como a maior empresa de imagem e fotografia do mundo. Além disso, na Fujifilm inovamos em campos como medicina, sistemas óticos de alta precisão, soluções para a indústria e em materiais de alta funcionalidade, bem como em muitas outras áreas vinculadas à alta tecnologia. Presente na Europa desde 1966, vamos completar 50 anos apresentando soluções inovadoras que nos aproximam do futuro. Para mais informações, visitewww.fujifilm.eu/es.

Sobre a SGO

SGO é uma empresa espanhola em plena expansão com escritórios e distribuidores em todo o mundo. SGO é reconhecida como empresa desenvolvedora do inovador, premiado e potente sistema de pós-produção Mistika, bem como do sistema de composição Mamba FX, ferramentas dedicadas aos setores de cinema, publicidade e televisão. Para mais informações, visite o site www.sgo.es.

Sobre Azento de Diseño

Somos uma equipe criativa e multidisciplinar e trabalhamos para criar e desenvolver marcas com uma imagem diferencial e memorável em plataformas tanto online como off line: identidade corporativa, branding, packaging, audiovisual, design web e campanhas SEO/SEM. Para mais informações, visite www.azento.com/.

Sobre o Grupo HISPASAT

O Grupo HISPASAT é formado por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. O Grupo é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas. www.hispasat.com

Contato imprensa:

Pablo Caballero