HISPASAT fomenta a igualdade de gênero na seleção de pessoal

20 de Julho de 2017

A operadora espanhola se soma ao projeto colocado em andamento pelo Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade para a contratação de profissionais mediante CV às cegas.

Esta iniciativa se enquadra na política de Responsabilidade Social Corporativa da HISPASAT, em concreto, na promoção da igualdade.

MADRI, 20 DE JULHO DE 2017. HISPASAT, a operadora espanhola de comunicações por satélite, firmou um convênio de colaboração com o Ministério da Saúde, Serviços Sociais e Igualdade para se somar ao projeto de implantação de um modelo de curriculum vitae anônimo na contratação de pessoal. Este projeto tem como objetivo promover a igualdade efetiva no tratamento e nas oportunidades entre mulheres e homens no acesso e permanência no emprego, bem como avançar para uma participação mais equilibrada nos cargos de responsabilidade.

A HISPASAT já tinha começado a desenvolver diferentes ações para favorecer a igualdade de oportunidades, entre elas, a que é abordada neste projeto. Desde 2016, a operadora já havia eliminado o viés de gênero na seleção de curriculums na sua página web, valorizando a formação e a experiência do profissional na primeira fase do processo de seleção e velando pela confidencialidade de gênero.

Com a assinatura deste convênio, a HISPASAT ratifica seu compromisso com o fomento da igualdade no âmbito profissional. Esta iniciativa se enquadra na política de Responsabilidade Social Corporativa da HISPASAT e em seu compromisso com o desenvolvimento das pessoas e da comunidade e, de concreto, com a promoção da igualdade, um aspecto no qual a companhia está especialmente inserida devido à escassa presença de mulheres no setor tecnológico. Segundo dados do Ministério da Educação, Cultura e Esporte, apenas 25% dos estudantes de cursos técnicos são mulheres.

A baixa representação do talento feminino na indústria satelital levou a HISPASAT a desenvolver ações de incentivo a cursos técnicos entre as meninas através da colaboração com entidades que têm a mesma inquietude. Neste sentido, a companhia organizou em 2016 uma primeira oficina para meninas de 9 a 12 anos destinado a estimular seu interesse por ciências e tecnologia e desenvolver sua criatividade e seu lado empreendedor. Uma atividade que continuou este ano com a participação em novas iniciativas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) dirigidas a meninas a fim de promover a incorporação de mulheres em estudos técnicos universitários e contar com uma maior oferta laboral feminina no futuro.

Além disso, em 2017, a HISPASAT outorgou sua primeira bolsa de estudos “Mulher Engenheira” para universitárias que queriam realizar estudos de pós-graduação no âmbito aeroespacial. Com estas iniciativas, pretende-se contribuir para aumentar a presença de mulheres nas profissões técnicas necessárias em uma empresa de satélites a fim de equilibrar a representação de gênero no setor de pessoal a médio e longo prazo.

Sobre HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. A companhia é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

María Felpeto – t (+34) 91 710 25 40 – mfelpeto@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es

Download press release