HISPASAT e PLD Space assinam acordo para análise de compatibilidade de pequenos satélites a bordo do foguete MIURA 5

3 de Março de 2020

• Ambas as empresas concordaram em trabalhar conjuntamente para explorar os possíveis termos e condições que permitam validar a PLD Space como fornecedora de serviços de lançamento.

• A PLD Space é a empresa espanhola que desenvolve tecnologias de lançamento para proporcionar serviços de acesso comercial orbitais e sub-orbitais, dedicados a pequenas cargas úteis e satélites pequenos.

• A HISPASAT contribuirá para definir as condições técnicas que os satélites devem cumprir para a sua integração e lançamento a bordo do MIURA 5.

MADRI, 3 de março de 2020. As empresas espanholas HISPASAT, operadora de satélites de telecomunicações, e PLD Space assinaram hoje um acordo com a intenção de trabalhar conjuntamente na definição das características técnicas e da análise de compatibilidade para o lançamento de satélites a bordo do MIURA 5.

A assinatura deste acordo significa o compromisso para trabalhar de forma conjunta na validação da PLD Space como fornecedora de serviços de lançamento. Para isso, a PLD Space e a HISPASAT elaborarão um quadro comum de trabalho no qual são determinados os serviços e deliverables para validar os lançamentos do MIURA 5. A HISPASAT possui uma ampla experiência de trabalho com grandes lançadores na definição das condições técnicas que os satélites devem cumprir para serem colocados em órbita por um foguete, o que lhe permite colaborar com a PLD Space para estabelecer as especificações (massa, volume, requisitos mecânicos, ambiente eletromagnético, etc.) que os satélites devem satisfazer para a sua integração e lançamento a bordo do MIURA 5.

“Para nós é uma imensa satisfação poder colaborar com uma empresa espanhola jovem e empreendedora como a PLD Space”, assegurou Antonio Abad, diretor técnico e de operações da HISPASAT. “O surgimento de jovens com talentos, ideias e atrevimento é uma excelente notícia para o setor espacial espanhol, e acho que todos devemos apoiar Raúl Torres e Raúl Verdú, cofundadores da empresa, no desenvolvimento deste novo lançador, que abrirá novas oportunidades de acesso ao espaço e com o qual talvez possamos estabelecer uma relação comercial no futuro”, concluiu Abad.

“O interesse da Hispasat em trabalhar com a PLD Space significa muito para nós. A Hispasat é uma operadora de importância internacional, com uma experiência e uma trajetória muito consolidada na indústria dos satélites de telecomunicações. O mercado dos pequenos lançadores é novo para eles e os pequenos satélites representam uma nova oportunidade comercial. Sem dúvida, este acordo com a Hispasat é um passo à frente no posicionamento comercial da nossa empresa e uma oportunidade para a Hispasat de explorar um novo mercado, neste ambiente tão competitivo”, apontou o CEO e cofundador da PLD Space, Raúl Torres.

Sobre a HISPASAT

A operadora de satélites do Grupo Red Eléctrica, HISPASAT, é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Direct to Home (DTH) e Televisão de Alta Definição (HDTV). Também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que incluem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. HISPASAT, constituída por empresas com presença na Espanha e na América Latina, onde está localizada a sua filial brasileira, é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

María Felpeto– tel. +34 91 710 25 40 – mfelpeto@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es

Sobre a PLD Space

A PLD Space, com sede na Espanha e fundada em 2011, está desenvolvendo o lançador orbital MIURA 5 para oferecer serviço comercial à indústria dos pequenos satélites. Como demonstrador tecnológico e operacional, a PLD Space lançará em breve o foguete sub-orbital MIURA 1, que permitirá validar em voo as tecnologias necessárias para o desenvolvimento posterior do MIURA 5. Adicionalmente, o MIURA 1 poderá levar cargas pagas de até 100 kg e expô-las a condições de gravidade zero, para posteriormente serem devolvidas à terra, oferecendo serviços de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Até o momento, a PLD Space conseguiu aproximadamente 18 milhões de euros em investimento privado e apoio institucional. Além disso, a empresa obteve recentemente o apoio da Comissão Europeia graças ao Instrumento PyME fase II de 2 milhões de euros.

Contato de imprensa:

Tel. +34 965 063 139 // media@pldspace.com