HISPASAT reafirma seu apoio ao basquete inclusivo junto à Fundación Estudiantes e à Asociación Madrileña de Espina Bífida

27 de Maio de 2020

• A operadora renova, pela quinta temporada consecutiva, seu patrocínio à ESTUAMEB, a escola de basquete em cadeira de rodas promovida por estas entidades.

• Esta iniciativa enquadra-se na política de Sustentabilidade da HISPASAT e no seu compromisso com a integração e o desenvolvimento dos seus jogadores.

MADRI, 27 de maio de 2020. HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de telecomunicações, renovou o seu apoio ao basquete inclusivo que, pelo quinto ano consecutivo, permite consolidar a escola de basquete em cadeira de rodas ESTUAMEB, promovida pela Fundación Estudiantes e a Asociación Madrileña de Espina Bífida (AMEB) e patrocinada pela HISPASAT.

Esta escola oferece a crianças e jovens com necessidades especiais a oportunidade de praticar esportes, incentivando os hábitos saudáveis e gerando vínculos entre os integrantes da equipe. Além disso, são promovidos valores como o compromisso, o trabalho em equipe, a superação ou a solidariedade. A escola consegue, assim, melhorar a qualidade de vida e a integração social dos jogadores através de uma prática em equipe como o basquete e abre caminho para sua plena participação nas categorias de base inclusiva do Movistar Estudiantes. Esta iniciativa enquadra-se na política de Sustentabilidade da HISPASAT e no seu compromisso com o desenvolvimento das pessoas e da comunidade; especificamente, na promoção do esporte e na integração das pessoas com necessidades especiais.

A HISPASAT compartilha plenamente os valores da Escola ESTUAMEB e o seu projeto formativo e integrador, e por isso aposta novamente nos jogadores e jogadoras que treinam com entusiasmo e que quer apoiar para que atinjam as suas metas esportivas e possam desenvolver plenamente as suas capacidades.

Rosario Martínez, presidente da Hispasat, assegurou que, para a operadora de satélite, “é um imenso orgulho continuar colaborando por mais um ano com a Fundación Estudiantes e com a Asociación Madrileña de Espina Bífida em um projeto com o qual compartilhamos tanto os valores esportivos quanto a sua finalidade social, contribuindo para uma maior integração dos jogadores da equipe na sociedade e para o desenvolvimento pleno de todas as suas capacidades”.

Por seu lado, Antonio Rubio, o capitão da equipe, desde o começo da sua trajetória, expressou a satisfação dos jogadores por continuar contando com o apoio da HISPASAT e afirmou que “a escola de basquete ESTUAMEB é um projeto pioneiro quanto à diversidade, inclusão e paixão pelo esporte como escola de valores”.

Impacto desta ação da HISPASAT nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre AMEB

AMEB, a Asociación Madrileña de Espina Bífida, foi criada em setembro de 1976, tendo como objetivo a promoção, atenção e proteção das pessoas em risco de exclusão por suas necessidades especiais, particularmente de natureza física, em todos seus aspectos, fomentando e aperfeiçoando as atuações assistenciais, educativas, de saúde e inclusão social e profissional dos mesmos de forma que possam redundar em benefício da sua qualidade de vida e de seus familiares. No ano 2003, a AMEB fundou a Escola de Basquete em Cadeira de Rodas, que começou como uma iniciativa a cavalo entre um enfoque “pseudoterapêutico” e o puramente lúdico. Consolidou-se de tal forma que, na atualidade, a assistência e o compromisso por todas as partes é muito importante, já que os garotos encontram no esporte um meio de relação entre iguais, de superação e de desenvolvimento das suas próprias capacidades.

Contato de imprensa:

Laura Avellaneda -t +34 91 5630448 - laura.avellaneda@ameb.es

Sobre Fundación Estudiantes

A Fundación Estudiantes foi fundada no ano 2000 para canalizar e dar visibilidade à responsabilidade social do Club Estudiantes, fundado há 73 anos e cujo lema é a “formação das pessoas através do basquete”. A Fundación reúne o testemunho e o espírito do clube Movistar Estudiantes e seu principal objetivo é criar e desenvolver projetos que unam o esporte com as necessidades especiais, a juventude, a solidariedade e a aproximação do basquete a grupos vulneráveis. Dar visibilidade aos que não são visíveis e dar oportunidade de praticar e, sobretudo, de desfrutar do basquete. A Fundación vem há mais de 12 anos criando, desenvolvendo e promovendo escolas e equipes de pessoas com necessidades especiais e contribuiu para que o Movistar Estudiantes fosse a maior categoria de base inclusiva da Europa.

Contato de imprensa:

Eire García - t +34 618 71 64 38 - eiregarcia@clubestudiantes.com

Sobre a HISPASAT

A operadora de satélites do Grupo Red Eléctrica, HISPASAT, é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Direct to Home (DTH) e Televisão de Alta Definição (HDTV). Também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que incluem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. HISPASAT, constituída por empresas com presença na Espanha e na América Latina, onde está localizada a sua filial brasileira, é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contacto de imprensa:

Iñaki Latasa t +34 638 065 148 – ilatasa@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es