Foram conhecidos os finalistas do Festival Internacional de curtas HISPASAT 4K

19 de Setembro de 2016

14 curtas-metragens finalistas, gravados e pós-produzidos integralmente em 4K, na segunda edição do concurso.

Os seis trabalhos ganhadores serão anunciados na cerimônia de encerramento que ocorrerá no dia 20 de setembro, às 19h30, no Centro Internacional de Cultura Contemporânea TABAKALERA de San Sebastián.

San Sebastián, 19 de setembro de 2016 – Em uma coletiva de imprensa realizada hoje em San Sebastián, foram conhecidos os curtas-metragens finalistas do Festival Internacional HISPASAT 4K, um dos primeiros concursos do mundo dedicados a curtas-metragens gravados e pós-produzidos integralmente em 4K. Os quatorze trabalhos finalistas são:

• AÏLLAMENT, de Carlos Essmann (Espanha,2016, 13’00’’)
  • ANÓMALO, de Aitor Gutiérrez (Espanha, 2014, 15’34’’)
  • ARENA, de Carlos Mora (Espanha, 2016, 24’49’’)
  • BIKINI, de Óscar Bernàcer (Espanha, 2014, 17’31’’)
  • BORDER, de Paolo Zucca (Itália, 2016, 50’’)
  • CALAS PARA EVA, de Ilune Díaz (Espanha, 2016, 14’20’’)
  • DENTRO, de Daniel Amar e Cayetano González (Espanha, 2016, 5’22’’)
  • EIGHT ZERO EIGHT, de Alexandre Mello (Brasil, 2014, 5’14’’)
  • EMPATHY, de Víctor Claramunt (Espanha, 2015, 4’30’’)
  • FORMAS DE JUGAR, de Gemma Blasco (Espanha, 2015, 10’50’’)
  • RESTART, de Olga Osorio (Espanha, 2015, 14’58’’)
  • THE DARKNESS KEEPER, de Rodrigo Atiénzar (Espanha, 2016, 18’41’’)
  • THE DEVIL ON YOUR BACK, de Haritz Zubillaga (Espanha, 2015, 5’16’’)
  • UN LUGAR, de Iván Fernández de Córdoba (Espanha, 2016, 12’00’’)

Um total de 101 curtas-metragens procedentes de 14 países diferentes se inscreveram na segunda edição desse concurso pioneiro, o que representa um aumento perto de 40% em relação a 2015. Dados que confirmam o aumento progressivo dos conteúdos em 4K e a expansão desta tecnologia. A convocatória estava aberta a obras gravadas e pós-produzidas integralmente em 4K, realizadas a partir de 1º de janeiro de 2014, de qualquer nacionalidade e gênero, com uma duração máxima de 25 minutos.

Os finalistas vão optar pelas seguintes categorias e prêmios:

• PRÊMIO HISPASAT PARA O MELHOR CURTA-METRAGEM: 3.000 € + um televisor Samsung SUHD.
  • PRÊMIO CINE365 PARA MELHOR DIRETOR: Direção de longa-metragem.
  • PRÊMIO SAMSUNG SUHD DO JÚRI: 1.000 € + um televisor Samsung SUHD.
  • PRÊMIO DOLBY PARA MELHOR SOM: 1.000 € + masterização de som Dolby Atmos, com a colaboração dos Ad Hoc Studios.
  • PRÊMIO RTVE PARA O MELHOR CURTA-METRAGEM DE ESCOLA DE CINEMA: 1.000 € + exibição do curta no programa “Versión española”.
  • PRÊMIO FUJIFILM/SGO PARA MELHOR FOTOGRAFIA: 1.000 € + câmera de fotos profissional Fujifilm.

O júri encarregado de elucidar os prêmios é composto pelo diretor Fernando Colomo (La isla bonita, Al sur de Granada), o produtor Adrián Guerra (Palmeras en la nieve, Buried), a cineasta Paula Ortiz (La novia, De tu ventana a la mía), Jesús Ulled (produtor do CINE365 Film), Yolanda Vicente (Content Expert da Samsung España), Guillermo Niño (Senior Manager de Broadcast, OTT e Home Video no Dolby Laboratories), Edith Martínez Odriozola (diretora da Área de Cultura e Sociedade da TVE), Miguel Ángel Doncel (diretor-executivo do SGO), Daniel Pérez (Product Manager para as divisões de Optical Devices, Photo Imaging e Recording Media da Fujifilm) e Javier Valdés (sócio fundador da Ad Hoc Studios). Ignacio Sanchis (diretor de Negócio da HISPASAT) será o presidente do júri.

O Festival Internacional HISPASAT 4K este ano se tornou o patrocinador do Festival de San Sebastián. Os seis trabalhos premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento que ocorrerá no dia 20 de setembro, às 19h30, no Centro Internacional de Cultura Contemporânea TABAKALERA. No transcorrer da mesma, o público terá a possibilidade de ver as obras premiadas projetadas em 4K, bem como um adiantamento do documentário “Museo Reina Sofía: sueños, pixeles y... artistas en torno al arte moderno”, realizado pela TVE nesta tecnologia inovadora que permite captar todos os detalhes das obras de arte que este edifício abriga. A entrada será gratuita até completar a capacidade.

Também no dia 20, às 11h, na sala 9 do Kursaal, será realizado o workshop “Cinema e tecnologia. Os desafios de se rodar em 4K”, em que representantes de empresas tecnológicas vão debater com os profissionais do ramo do cinema sobre as oportunidades e os desafios que este novo padrão de Ultra Alta Definição oferece para a produção cinematográfica.

Esta segunda edição do Festival Internacional HISPASAT 4K oferece outras novidades. Foram introduzidos dois novos prêmios: a categoria de Melhor Direção, que vai dar ao ganhador a possibilidade de dirigir um longa-metragem produzido pela Cine365 Film ao longo de 2017, e o prêmio do Júri, patrocinado pela nova oferta de televisores Samsung SUHD.

HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de comunicações líder na distribuição de conteúdos em espanhol e português, colocou esse festival internacional em andamento com o objetivo de impulsionar a criação e exibição de conteúdos audiovisuais produzidos em 4K, a última grande revolução tecnológica do setor, com o objetivo de colocá-la o quanto antes à disposição dos espectadores de cinema e televisão.

O concurso é patrocinado pela produtora Cine365 Film, Samsung e Dolby Laboratories. Outras empresas tecnológicas de ponta no âmbito da produção cinematográfica, como a SGO, a Fujifilm e o estúdio de som Ad Hoc, bem como a RTVE, o canal de televisão que lidera a inovação nesse campo tecnológico na Espanha e a agência de comunicação gráfica Azento de Diseño, se somaram à iniciativa para possibilitar esse festival único no mundo.

Conteúdo para a imprensa disponível em: https://www.dropbox.com/sh/yyyy81v2hwfj8yj/AAC6aIa...