A HISPASAT participa da primeira retransmissão feita ao vivo e com tecnologia 4K HDR na Espanha

30 de Junho de 2017

A operadora facilitará capacidade espacial para retransmitir via satélite o ato solene de troca da Guarda Real direto do Palácio Real de Madrid.

Com este projeto, a HISPASAT se une à RTVE para dar um novo passo em sua aposta na inovação tecnológica audiovisual.

Será no próximo dia 5 de julho, às 12h00, e o ato poderá prosseguir pelo canal 4K em fase de testes da RTVE em Madrid, Barcelona e Sevilha.

MADRID, 30 de junho de 2017. HISPASAT, a operadora espanhola de telecomunicações por satélite, participará a próxima semana da primeira retransmissão de televisão ao vivo feita na Espanha utilizando tecnologia 4K HDR (High Dynamic Range).

A operadora satelital irá colaborar com a RTVE para a transmissão do ato solene de troca da Guarda Real diretamente do Palácio Real de Madrid, no dia 5 de julho, às 12h00. Desta forma, a HISPASAT se une à RTVE para dar um novo passo em sua aposta na inovação tecnológica audiovisual. O ato poderá ser visto pelo canal 4K em fase de testes, disponível para Madrid (canal 32), Barcelona (canal 43) e Sevilha (canal 36). Para poder acompanhar, é necessário ter uma televisão 4K com modo HDR.

Nesta retransmissão, pioneira a nível nacional, participaram junto com a HISPASAT e a RTVE importantes empresas do setor como Ateme, Loewe, LG, Dolby, Cellnex, Albala, Abacanto, Grass Valley, Crosspoint, EVS, Moncada y Lorenzo, Canon e Huri. Também prestaram colaboração o Patrimônio Nacional e a Casa Real.

A Ultra Alta Definição (UHD) ou 4K é uma das grandes revoluções tecnológicas do setor audiovisual e evolui até o HDR (Alto Alcance Dinâmico), um novo patamar de qualidade de imagem que aumenta a luminosidade, o brilho e equilibra as regiões iluminadas e com sombra.

Esta transmissão marca as atividades da Cátedra RTVE na Universidade Politécnica de Madrid, constituída em janeiro de 2015, que acertou o desenvolvimento de um conjunto de experiências no campo da Ultra Alta Definição (UHD). A HISPASAT e a RTVE já trabalharam em conjunto para impulsionar a tecnologia UHD com a realização de transmissões por satélite do aplicativo Botón Rojo da RTVE e com a retransmissão em 4K diretamente do Teatro Real, ao vivo e via satélite, da ópera “Parsifal”, que foi realizada em abril do ano passado.

A troca solene da Guarda Real no Palácio Real é celebrada na primeira quarta-feira do mês ao meio-dia e relembra a troca diária que era conduzida nos tempos de Alfonso XII e Alfonso XIII. Desfilam mais de 400 pessoas e 100 cavalos que encenam a troca do mesmo modo que era feito então, com os uniformes da época.

Sobre HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. A companhia é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

María Felpeto – t 91 710 25 40 mfelpeto@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es