Anunciados os finalistas do Festival Internacional de curtas HISPASAT 4K

29 de Setembro de 2017

16 curtas-metragens gravados e pós-produzidos integralmente em 4K foram selecionados finalistas na terceira edição do concurso.

Os seis trabalhos ganhadores serão anunciados na cerimônia de encerramento que ocorrerá no dia 19 de outubro no Círculo de Bellas Artes em Madri.

Madri, 29 de setembro de 2017.- Acabam de ser divulgados os curtas-metragens finalistas da terceira edição do Festival Internacional HISPASAT 4K, um dos primeiros concursos do mundo dedicado a curtas-metragens gravados e pós-produzidos integralmente em 4K. Os dezesseis trabalhos finalistas são:

• ÁNGEL CAÍDO, de Fran Parra (Espanha, 2017, 17’00’’)
  • APOLO 81, de Óscar Bernàcer (Espanha, 2015, 11’45’’)
  • BARAKA, de Néstor Ruiz Medina (Espanha, 2016, 22’06’’)
  • BEHIND, de Ángel Gómez (Espanha, 2016, 15’00’’)
  • COLD STORAGE, de Thomas Freundlich (Finlândia, 2016, 08’46’’)
  • CONSERVAS, de Mireia Pozo (Espanha, 2017, 15’37’’)
  • EJECUTOR, de Javier Arriaga (Espanha, 2017, 09’23’’)
  • GRAFITTI, de Lluis Quilez Sala (Espanha, 2016, 25’)
  • INSUFICIENTE, de Álex Montoya (Espanha, 2017, 04’21’’)
  • LA SIERRA, de Guillermo Alcalá-Santaella (Espanha, 2017, 14’58’’)
  • LAS VACAS DE WISCONSIN, de Sara Traba (Espanha, 2016, 15’00’’)
  • LES BONES NENES, de Clara Roquet (Espanha, 2017, 16’47’’)
  • NORMAL, de Chiqui Carabante (Espanha, 2016, 17’21’’)
  • PALABRAS DE CARAMELO, de Juan Antonio Moreno Amador (Espanha, 2016, 20’00’’)
  • SESGO, de Marc Font (Espanha, 2017, 15’30’’)
  • SIBERIA, de Óscar Burgos (Espanha, 2016, 11’12’’)

Um total de 127 curtas-metragens procedentes de 17 países diferentes se inscreveram na terceira edição desse concurso pioneiro, o que representa um aumento perto de 26% em relação a 2016. Dados que confirmam o aumento progressivo dos conteúdos em 4K e a expansão desta tecnologia. A convocatória estava aberta a obras gravadas e pós-produzidas integralmente em 4K, realizadas a partir de 1º de janeiro de 2015, de qualquer nacionalidade e gênero, com uma duração máxima de 25 minutos.

O júri encarregado de elucidar os premiados desta terceira edição está composto pela atriz Marian Álvarez (Leopardo de Oro por melhor interpretação feminina no Festival de Locarno por seu papel em Lo mejor de mí, Concha de Plata do Festival de Cinema de San Sebastián por sua interpretação em La herida), o diretor e dramaturgo Juan Cavestany (Esa sensación, Gente en sitios, Dispongo de barcos, Prêmio Max 2008 por melhor autor em castelhano pelo roteiro de Urtain), a atriz Nathalie Poza (El otro lado de la cama, Julieta, Biznaga de Plata para Melhor Atriz Protagonista na última edição do Festival de Málaga por No quiero decir adiós), Jesús Ulled (diretor da CINE365 Film), Guillermo Niño (Senior Manager, Broadcast, OTT e Home Video no Dolby Laboratories), Edith Martínez Odriozola (diretora da Área de Cultura e Sociedade da TVE), Miguel Ángel Doncel (diretor-executivo de SGO), Santiago Sanz (responsável comercial por dispositivos ópticos em Fujifilm España) e Javier Valdés (sócio-fundador de Ad Hoc Studios). Ignacio Sanchis (diretor de Negócio da HISPASAT) será o presidente do júri.

As dezesseis obras finalistas vão optar pelas seguintes categorias e prêmios:

• PRÊMIO CINE365 FILM PARA MELHOR DIRETOR: Direção de um longa-metragem.
  • PRÊMIO HISPASAT PARA O MELHOR CURTA-METRAGEM: 4.000 €.
  • PRÊMIO DOLBY/ADHOC PARA MELHOR SOM: 1.000 € + masterização de som Dolby Atmos.
  • PRÊMIO FUJIFILM/SGO PARA MELHOR FOTOGRAFIA: 1.000 € + câmera de fotos profissional.
  • PRÊMIO RTVE PARA O MELHOR CURTA-METRAGEM DE ESCOLA DE CINEMA: 1.000 € + exibição do curta no programa “Versión Española”, onde também será realizada uma entrevista com seu diretor.
  • PRÊMIO ATRESERIES PARA O MELHOR CURTA-METRAGEM PARA TV: 1.000 € + exibição e promoção do curta na Atreseries, incluindo entrevista com seu diretor.

O Círculo de Bellas Artes de Madrid receberá no próximo dia 19 de outubro a programação do concurso. Ao longo do dia ocorrerão as atividades, entre as quais a pré-estreia em Madri de The Maus, o esperado primeiro longa-metragem de Yayo Herrero após sua bem-sucedida trajetória com curtas-metragens. Yayo Herrero ganhou em 2014 o prêmio da produtora Cine365 Film, consistente na direção de um longa-metragem. The Maus, um drama de terror fantástico com uma atmosfera escura e mágica, é o resultado desta colaboração. Os 16 curtas-metragens finalistas desta terceira edição do Festival Hispasat 4K aspiram de novo a este prêmio que aposta no talento emergente.

Também serão realizadas diversas mesas redondas nas quais representantes de empresas tecnológicas vão debater com os profissionais do ramo do cinema sobre as oportunidades e os desafios que este novo padrão de Ultra Alta Definição oferece para a produção cinematográfica. O ponto culminante da jornada será a cerimônia de entrega de prêmios e a projeção em 4K dos curtas-metragens ganhadores.

HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de comunicações líder na distribuição de conteúdos em espanhol e português, organiza esse festival internacional com o objetivo de impulsionar a criação e exibição de conteúdos audiovisuais produzidos em 4K, a última grande revolução tecnológica do setor, com o objetivo de colocá-la o quanto antes à disposição dos espectadores de cinema e televisão.

O concurso é patrocinado pela produtora Cine365 Film, por empresas líderes no setor de produção cinematográfica como Dolby Laboratories, SGO, Fujifilm e o estúdio de som AdHoc Studios; bem como pela RTVE, o canal de televisão que lidera a inovação neste campo tecnológico na Espanha, e Atreseries, que com seu papel de distribuidor de conteúdos audiovisuais se uniu este ano à iniciativa.

Contato de imprensa:

Eva Calleja

evacalleja@prismaideas.es

Tel.: 660573049

Pablo Caballero

prensa@hispasat4kfest.es

Tel.: 677404521

Material para imprensa: https://www.dropbox.com/sh/4n8in9oidq0gbi9/AAB7HrYRnOXVJuyIqBK44BtIa?dl=0

Twitter: @Hispasat4Kfest

Facebook: www.facebook.com/hispasat4kfest.es