Hispasat será a operadora de satélites do projeto que fará de Barcelona um hub chave para testes 5G na Europa

28 de Fevereiro de 2018

A operadora espanhola faz parte da equipe que realizará os testes para a definição de infraestruturas híbridas destinadas a serviços de 5G e à medição dos indicadores.

Na proposta, apresentada à Comissão Europeia, está implicado um consorcio com mais de 40 empresas e entidades públicas e privadas.

A Hispasat também participa de outros projetos para a integração dos satélites de telecomunicações no ecossistema 5G que começa a tomar forma.

MADRI, 28 de fevereiro de 2018. Hispasat, a operadora espanhola de satélites de telecomunicações, anunciou no Mobile World Congress sua participação na equipe de empresas que realizará os testes de design das redes híbridas que, mediante a combinação mais eficiente de diferentes tecnologias espaciais e terrestres, proporcionarão no futuro os serviços da quinta geração de telefonia móvel (5G). A iniciativa, chamada 5GBarcelona, pretende converter a cidade em um laboratório vivo no qual será experimentada a implantação das novas infraestruturas necessárias para o desenvolvimento da conectividade 5G em seus distintos usos e verticais. Dentro dessa iniciativa, a Hispasat participa de uma proposta, em fase de avaliação por parte da Comissão Europeia, que poderia ser financiada através do programa 5G-PPP da UE.

Um satélite da Hispasat formará parte deste projeto a fim de que os indicadores de rendimento que foram fixados como padrão possam ser testados e validados. Trata-se de uma iniciativa de I+D muito relevante, liderada pela Fundação i2CAT e na qual também participam entidades como o Centre Tecnològic de Telecomunicacions de Catalunya (CTTC), a Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), Seat ou Huawei, entre outras. O piloto que está sendo projetado servirá para integrar o satélite como um componente a mais nas futuras arquiteturas 5G e permitirá demostrar que a combinação satélite-terrestre 5G pode tornar mais eficiente a distribuição de vídeo mediante técnicas de conteúdo pré-gravado codificado (code caching), bem como comprovar o suporte à dita integração mediante a virtualização de funções de rede.

Também validará o indicador de localização para estender a faixa de serviços 5G a áreas mal ou nulamente conectadas. Os casos de uso que se pretende estudar estão relacionados aos temas carro conectado, cidades inteligentes, hospital conectado, segurança pública ou realidade virtual imersiva e serão verificados dados sobre velocidade, latência ou rendimento das diferentes tecnologias e sobre a melhora da eficiência que permitirá sua combinação. Espera-se que os trabalhos possam ser iniciados em setembro deste ano, uma vez aprovado o programa por parte da Comissão Europeia, e está prevista a realização de uma demonstração em Barcelona em 2019.

Outros projetos 5G

Ademais, a Hispasat também está participando ativamente de outros projetos europeus focados no desenvolvimento da futura geração de serviços móveis 5G, como o chamado NRG5, que tem entre seus objetivos a manutenção preditiva das linhas de distribuição elétrica e usinas de gás mediante o uso de drones. Neste caso de uso, a Hispasat contribuirá com a conectividade para unir estações base remotas ao centro de controle e operações, ao qual serão retransmitidos os dados solicitados pelos drones, e analisará os requisitos e a arquitetura de redes precisa para este serviço.

Por outro lado, a Hispasat forma parte do grupo de 16 grandes empresas da indústria satelital que assinaram em 2017, durante o Paris Air and Space Show, uma declaração conjunta com a ESA para colaborar no projeto Satellite for 5G. Como parte dessa iniciativa, cujo desenvolvimento está previsto para 2018-20, a ESA e as operadoras de satélites, os fornecedores de serviços e os fabricantes trabalharão juntos em testes de serviço 5G, atividades transversais e em seu alcance.

Todos esses projetos ocorrem dentro do programa europeu 5G-PPP (Public-Private Partnership) que está organizado em três fases. A primeira foi orientada a apresentar soluções inovadoras nas quais se possa basear o 5G. Na segunda fase (NRG5), em curso, pretende-se colocar em prática o que for desenvolvido na etapa anterior. No fim de janeiro de 2018 foi encerrada a primeira convocatória de projetos para a terceira fase, onde são solicitados pilotos de 5G e cidades que sejam postulados laboratórios urbanos (5GTrial).

Acerca de HISPASAT

HISPASAT está constituido por empresas con presencia tanto en España como en Latinoamérica, donde se ubica su filial brasileña HISPAMAR. HISPASAT es líder en la difusión y distribución de contenidos en español y portugués, incluida la transmisión de importantes plataformas digitales de Televisión Directa al Hogar (DTH) y Televisión de Alta Definición (TVAD). HISPASAT provee también servicios de banda ancha por satélite y otras soluciones de valor añadido a gobiernos, corporaciones y operadores de telecomunicaciones en América, Europa y el norte de África. HISPASAT es una de las principales compañías del mundo por ingresos en su sector y el principal puente de comunicaciones entre Europa y América.

Contato de imprensa:

María Felpeto – t 91 710 25 40 mfelpeto@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es