O Open Arms se adapta ao mar com um novo sistema de comunicações fornecido por HISPASAT e Syntelix

20 de Novembro de 2018

A HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de telecomunicações, junto com Syntelix, empresa fornecedora de serviços de comunicação por satélite especializada no setor marítimo, colaborarão conjuntamente para facilitar as comunicações por satélite dos barcos da organização não governamental (ONG) Proactiva Open Arms de forma altruísta.

A operadora de satélites cederá capacidade espacial gerenciada para que os barcos da ONG, o Open Arms e o Astral, possam dispor de Internet por satélite durante os trabalhos de salvamento que realizam no mar Mediterrâneo ajudando aquelas pessoas que tentam chegar à Europa fugindo de situações desesperadas causadas por guerra ou miséria em seus países de origem.

Syntelix, por sua vez, proporcionará os meios tecnológicos necessários e assumirá a instalação dos equipamentos, manutenção, operação e atendimento ao cliente. O Open Arms navegou de Barcelona para uma nova missão com os novos equipamentos já instalados e em funcionamento e, ao longo das próximas semanas, será feita a instalação no Astral, que se encontra agora em revisão no porto de Denia.

O serviço será proporcionado através dos satélites Hispasat 30W-5 e Hispasat 30W-6, situado em 30º Oeste, cuja cobertura sobre o Mediterrâneo é ideal para este tipo de soluções. Além de dispor de Internet por satélite, os dois barcos da organização contarão com um serviço de telefonia IP para que possam comunicar-se entre suas embarcações e com suas sedes em terra.

Oscar Camps, diretor da Proactiva Open Arms, valorizou essa colaboração muito positivamente porque, ele considera, "para os Open Arms é essencial estar conectado durante as missões de resgate tanto para realizar as tarefas de localização e coordenação quanto para ser capaz de transmitir o que é vivido no mar e colocar os olhos onde não há ninguém, e assim denunciar as violações dos direitos humanos que encontramos no meio do mar ".

Carlos Espinós, CEO da HISPASAT, mostrou sua satisfação por “poder oferecer nossa tecnologia para colaborar com um trabalho humanitário imprescindível como o de salvar vidas de seres humanos que se encontram em uma situação desesperada. Para a HISPASAT é importante que a tecnologia possa ser útil às pessoas. Não há dúvidas de que neste caso é essencial para coordenar as tarefas de salvamento e nada é mais importante que isso”.

Por seu turno, Carlos Derqui, sócio diretor da Syntelix, manifestou que “o trabalho de vigilância e resgate que a Proactiva Open Arms realiza é extraordinário e admirável, portanto poder colaborar na melhoria dos seus sistemas de comunicação é inevitável”.

A solução que a HISPASAT e a Syntelix oferecem supõe um serviço inovador, flexível e adaptável, que nasce para dar resposta à necessidade de conectividade em um entorno de mobilidade, como o setor náutico. Proporciona acesso à Internet em banda larga, conectando todo o tipo de embarcações e em uma ampla escala de opções que se adapta às necessidades dos usuários, desde a conexão básica para a tripulação até a conexão de máxima capacidade para a recepção de IP TV ou a conectividade de milhares de passageiros em um cruzeiro; sempre à la carte e a pedido.

Com esta iniciativa, enquadrada na política de Responsabilidade Social Corporativa da HISPASAT, a empresa ratifica seu compromisso com o desenvolvimento das pessoas e a comunidade, facilitando o acesso às comunicações, colaborando em projetos nos quais as infraestruturas terrestres não são possíveis e nos quais a atividade da empresa gera um benefício para a sociedade.