A tecnologia 4K chega ao Festival de San Sebastián com a HISPASAT

9 de Setembro de 2016

A cerimônia de entrega de prêmios e a projeção dos curtas-metragens ganhadores do Festival Internacional Hispasat 4K serão realizados no Centro Internacional de Cultura Contemporânea Tabakalera no dia 20 de setembro, às 19h30.

No mesmo dia, às 11h, será celebrado no Kursaal (Sala 9) o workshop “Cinema e Tecnologia. Os desafios de se rodar em 4K”.

Madri, 9 de setembro de 2016.- A tecnologia 4K de Ultra Alta Definição (UHD) chega à 64ª edição do Festival de San Sebastián de mãos dadas com a HISPASAT. Na próxima terça-feira dia 20 de setembro, às 19h30, no Centro Internacional de Cultura Contemporânea Tabakalera, será realizada a cerimônia de entrega de prêmios do Festival Internacional de Curtas-metragens Hispasat 4K, um dos primeiros concursos do mundo dedicados a curtas-metragens gravados e pós-produzidos integralmente em 4K. No decorrer do evento, o público terá a possibilidade de ver as obras premiadas projetadas em 4K. A entrada será gratuita até completar a capacidade.

Também no dia 20, às 11h, na sala 9 do Kursaal, será realizado o workshop “Cinema e tecnologia. Os desafios de se rodar em 4K”, em que representantes de empresas tecnológicas vão debater com os profissionais do ramo do cinema sobre as oportunidades e os desafios que este novo padrão de Ultra Alta Definição oferece para a produção cinematográfica.

A HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de comunicações líder na distribuição de conteúdos em espanhol e português, colocou esse festival internacional de curtas-metragens em andamento no ano passado com o objetivo de impulsionar a criação e exibição de conteúdos audiovisuais produzidos em 4K, a última grande revolução tecnológica do setor. Um formato que, ao multiplicar por quatro o número de pixels de uma tela de alta definição convencional, permite aos espectadores desfrutar de uma experiência cinematográfica inédita com uma qualidade de imagem nunca antes vista.

Esta segunda edição do concurso, que é realizado dentro do Festival de San Sebastián, tem, ademais, importantes novidades. Foram introduzidos dois novos prêmios: a categoria de Melhor Direção, que vai dar ao ganhador a possibilidade de dirigir um longa-metragem produzido pela Cine365 Film ao longo de 2017, e o prêmio do Júri, patrocinado pela nova oferta de televisores Samsung SUHD.

A lista de curtas-metragens finalistas desta edição e todos os detalhes relativos às atividades do Festival Internacional Hispasat 4K serão conhecidos na coletiva de imprensa que será realizada na segunda-feira 19, às 12h30, no clube de imprensa do Kursaal.

O Festival Internacional Hispasat 4K é patrocinado pela produtora Cine365 Film, pela Samsung e pelo Dolby Laboratories. Outras empresas tecnológicas de ponta do setor audiovisual, como a SGO, a Fujifilm e o estúdio de som Ad Hoc, bem como a RTVE, o canal de televisão que lidera o desenvolvimento de UHD na Espanha e a agência de comunicação gráfica Azento de Diseño, se somaram à iniciativa para possibilitar esse concurso único no mundo.

Sobre o Grupo HISPASAT

O Grupo HISPASAT é formado por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. O Grupo é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

www.hispasat.com