HISPASAT distribuirá conteúdo de cinema e eventos ao vivo para 600 cinemas na Itália

12 de Setembro de 2016

A operadora espanhola assinou um contrato com a Telespazio para a distribuição de conteúdos audiovisuais através de seu satélite Hispasat 30W-5.

Este acordo, de caráter plurianual, constitui um marco na estratégia de expansão comercial da empresa na Europa.

Madri, 12 de setembro de 2016.- HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de telecomunicações, chegou a um acordo com a operadora de serviços satelitais italiana Telespazio para a distribuição de conteúdos audiovisuais via satélite em 600 cinemas da Itália. O acordo, de caráter plurianual, permitirá a transmissão desses conteúdos em banda Ku por meio do satélite Hispasat 30W-5 e do teleporto que a empresa italiana possui em Fucino, perto de Roma.

Este acordo é de especial relevância para a HISPASAT por dois fatores. Em primeiro lugar, reforça sua posição no âmbito da distribuição de conteúdos audiovisuais em salas. A uma primeira experiência desenvolvida em 2013 na Espanha foram somadas outras similares como o acordo alcançado no México para a distribuição de filmes e eventos ao vivo ou o convênio assinado com o Teatro Real para a transmissão ao vivo de óperas para centros culturais e outras instituições. E, em segundo lugar, trata-se de um marco a mais na estratégia de expansão de serviços na Europa que a operadora vem desenvolvendo nos últimos anos.

Até agora, a distribuição de filmes para salas é feita majoritariamente por meio de um tipo de arquivo, o DCP (Digital Camera Package), cujo envio é realizado mediante a entrega de discos rígidos. Isso implica a elaboração de centenas de cópias do máster do filme, que são embaladas e enviadas às distintas salas para sua projeção. Os cinemas descarregam o conteúdo do disco rígido no servidor do projetor e posteriormente devolvem o suporte para a distribuidora para sua reutilização. Tudo isso pressupõe a elaboração de uma complicada logística não isenta de riscos, bem como prazos de entrega das cópias, que podem oscilar entre várias horas ou mesmo dias, de acordo com a localização das salas.

Graças a acordos como o assinado entre a HISPASAT e a Telespazio, todo esse processo pode ser substituído agora por uma única transmissão do filme via satélite para todos os cinemas ao mesmo tempo. Assim, as distribuidoras poderão enviar seus conteúdos para a Telespazio, que, do teleporto de Fucino - o primeiro e mais importante teleporto a nível mundial destinado para uso civil - os fará chegar às 600 salas de cinema, onde serão armazenados para sua projeção na tela.

Desta forma, o processo é desmaterializado, eliminando os suportes físicos e obtendo uma drástica simplificação da logística empregada e do tempo dedicado para se levar os filmes para as salas, bem como um aumento da segurança do envio, pois os riscos de perda ou ruptura do material desaparecem. Basta uma pequena antena instalada no cinema para ele poder receber um filme em um prazo muito curto de tempo.

Ademais, a independência do satélite em relação às limitações geográficas e sua grande capacidade de largura de banda o convertem em um meio idôneo para transmitir grandes volumes de informação, como é o caso dos filmes ou os eventos ao vivo gravados em Alta ou Ultra Alta Definição.

Sobre o Grupo HISPASAT

O Grupo HISPASAT é formado por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. O Grupo é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

www.hispasat.com