HISPASAT transmitirá a ópera Otelo via satélite diretamente do Teatro Real

23 de Setembro de 2016

A ópera de Giuseppe Verdi será oferecida ao vivo e em alta definição em diversos museus, praças e centros culturais de 80 municípios espanhóis. Também será retransmitida posteriormente ao Chile, Colômbia, México e Venezuela.

Otelo, que inaugura a temporada 2016-2017, é a segunda produção do Teatro Real transmitida pela HISPASAT no marco do Bicentenário desta instituição.

Madri, 23 de setembro de 2016.- HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de telecomunicações, oferecerá amanhã ao vivo, às 20h (horário da Espanha), a representação da ópera de Giuseppe Verdi, Otelo, diretamente do Teatro Real. A transmissão dessa obra será realizada em alta definição e poderá ser vista nas melhores condições de imagem e som em museus, prefeituras, auditórios, centros culturais e outras instituições de mais de 80 localidades da Espanha. Também será retransmitida posteriormente ao Chile, Colômbia, México e Venezuela. A ampla cobertura da HISPASAT na América Latina permite também aos países da região disfrutar deste espetáculo operístico.

A emissão de Otelo via satélite faz parte do acordo de colaboração firmado entre a HISPASAT e o Teatro Real em novembro de 2015 por motivo do Bicentenário desta instituição. O acordo estabelece a cessão da capacidade espacial necessária por parte da operadora de satélites para a retransmissão ao vivo de vários dos espetáculos que o teatro oferecerá no marco desta celebração.

O convênio se enquadra na política de Responsabilidade Social Corporativa da HISPASAT e em seu compromisso de apoiar a difusão cultural das instituições espanholas. Com esta colaboração, a HISPASAT facilita a abertura do Teatro Real para o exterior, permitindo que suas montagens possam se estender além do seu cenário para alcançar outros públicos em distintos lugares da Espanha e do mundo. Assim, a oferta artística do teatro se beneficia da tecnologia satelital para superar as barreiras físicas e levar a ópera às ruas, tornando-a acessível a um número muito maior de pessoas.

A retransmissão de Otelo é a segunda que a HISPASAT faz do Teatro Real após a emissão de I Puritani, de Vincenzo Bellini, no último dia 14 de julho.

Nesta ocasião, o Teatro Real instalará telões fora de Madri, em espaços emblemáticos de Sevilha (Plaza de España), Valladoid (Plaza Mayor), Murcia (Plaza de la Cruz Roja), Zaragoza (Plaza de San Bruno), Chinchón (Plaza Mayor), Alcobendas (Plaza de los juegos reunidos), Getafe (Plaza del Teatro Federico García Lorca) e Jumilla (Plaza de arriba), levando a ópera ao coração das cidades e implicando em toda a sua cidadania.

Novamente, prestigiosos museus e instituições culturais de toda a Espanha oferecerão Otelo, ao vivo, destacando o Museu do Prado, o Museo Thyssen-Bornemisza, o Círculo de Bellas Artes, a Fundación Giner de los Ríos, a Residencia de Estudiantes e a Fundación Canal de Isabel II, em Madri; o Museo Guggenheim de Bilbao; o MARCO, Museo de Arte Contemporáneo de Vigo; o Museo de Belas Artes de A Coruña; o Centro Niemeyer de Avilés; o Museo de las Ciencias de Castilla-La-Mancha, em Cuenca; o Museo Carmen Thyssen e o Museo Ruso de San Petersburgo em Málaga, a Alhambra de Granada, o Museo Diocesano de Barbastro-Monzón (Huesca), entre outros.

Também se somam a esta grande festa da ópera teatros e auditórios como o Palau de les Arts de Valencia, o Auditorio Baluarte de Pamplona, o Gran Teatro de Huelva, o Teatro Cervantes de Málaga, a Fundación Auditorio e o Teatro de las Palmas de Gran Canaria, entre outros.

A montagem de Otelo, uma coprodução com a English National Opera e a Ópera Real de Estocolmo, abriu no último dia 15 a nova temporada 2016-2017 do Teatro Real. Com isso o coliseu madrilenho quis somar-se às homenagens a William Shakespeare que estão sendo realizadas em todo o mundo por motivo do IV centenário da morte do genial dramaturgo inglês. A obra conta com a direção musical de Renato Palumbo e o elenco está encabeçado pelo tenor Gregory Kunde, que interpretará Otelo, a soprano Ermonela Jaho, no papel de Desdémona e o barítono George Petean, que dará vida a Iago. À orquestra e ao coro e aos titulares do Teatro Real se unirão nesta função os Pequenos Cantores da Comunidade de Madri.

Sobre o Grupo HISPASAT

O Grupo HISPASAT é formado por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. O Grupo é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

www.hispasat.com