Os ganhos totais da Hispasat em 2016 aumentaram 4,2%

24 de Março de 2017

A operadora espanhola de satélites alcançou ganhos totais de 228,9 milhões de euros em 2016.

Neste exercício, a HISPASAT investiu 167,8 milhões de euros, o que reafirma sua estratégia de crescimento.

A contratação assegurada de capacidade satelital a longo prazo (back-log) se situa em uma cifra equivalente a 6,5 vezes os ganhos anuais da companhia, um dos melhores do setor.

Madri, 24 de março de 2017.- HISPASAT, a operadora espanhola de comunicações por satélite, alcançou no exercício de 2016 uma cifra de ganhos totais de 228,9 milhões de euros, o que representa um aumento de 4,2% em relação ao exercício anterior.

Os ganhos por capacidade espacial também tiveram um crescimento, tendo alcançando os 225,5 milhões de euros, 4,2% a mais que em 2015. Por áreas geográficas, 35,4% dos ganhos por arrendamento de capacidade espacial do Grupo provem da Europa e do norte da África, e 64,6% do mercado americano.

A cifra de investimento foi de 167,8 milhões de euros, destinados principalmente aos programas satelitais em curso em 2016: o satélite Hispasat 36W-1 – lançado com êxito no último 28 de janeiro -, o Amazonas 5 e o Hispasat 30W-6 – lançamentos previstos em 2017-, bem como projetos de inovação tanto em satélites como em produtos e serviços. Esse investimento reafirma a aposta da companhia em continuar trabalhando em sua estratégia de crescimento e enfrentar os desafios e oportunidades que se apresentam no mercado.

A companhia obteve um benefício de exploração consolidado de 99,9 milhões de euros, 8,1% superior ao do exercício anterior, derivado do menor gasto com amortizações. O EBITDA alcançou os 175,7 milhões de euros, um índice 1,8% inferior ao obtido em 2015, e a margem operativa ficou situada em 76,7%, mantendo a alta rentabilidade da companhia. Essa redução é devido ao impacto dos gastos extraordinários derivados da contratação de um gap filler para adiantar a prestação de serviços da posição 36º Oeste, até que o satélite Hispasat 36W-1 chegue à sua posição, e das migrações de serviços de clientes atuais para novos satélites. Excluindo o efeito dos gastos extraordinários, a margem do EBITDA seria de 81,2%.

O benefício líquido, em termos homologáveis, seria de 79,1 milhões de euros, 33,4% a mais que em 2015. Os gastos extraordinários descritos e a situação adversa da HISDESAT – investida por equidade que se viu condicionada por problemas de mercado e pela evolução de suas participações – impactaram negativamente os resultados da companhia, cujo benefício líquido foi finalmente de 25,1 milhões de euros, 59,9% inferior ao obtido em 2015.

O esforço comercial realizado também foi traduzido na consolidação de um elevado back-log (contratação assegurada de capacidade satelital a longo prazo), que no fechamento do exercício se situa a uma cifra equivalente a 6,5 vezes os ganhos anuais da companhia, o que pressupõe uma cifra de 1.485 milhões de euros, um dos melhores do setor.

Para Elena Pisonero, presidenta da HISPASAT, “2016 foi um exercício muito intenso no qual a companhia enfrentou diferentes desafios e situações inesperadas mas, ainda assim, conseguimos superá-los positivamente e manter o crescimento nos ganhos. Apesar da complicada situação que vive o mercado satelital, a HISPASAT continua sendo uma das operadoras mais rentáveis e eficientes do setor. Seguimos trabalhando em nossa linha estratégica de crescimento, centrados em nossos projetos satelitais, que se materializarão em 2017, na aplicação da inovação na busca por novas soluções e produtos, e na oferta dos melhores serviços de telecomunicações para nossos clientes”.

GRUPO HISPASAT - EVOLUÇÃO DAS PRINCIPAIS MAGNITUDES (em milhões de euros)

Sobre o Grupo HISPASAT

O Grupo HISPASAT é formado por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. O Grupo é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Download press release