HISPASAT e a hiSky chegam a um acordo para oferecer serviços acessíveis de voz, dados e IoT

16 de Setembro de 2017

A hiSky contribui com seu inovador terminal que inclui uma antena plana de tamanho reduzido baseada em tecnologia phased-array, para proporcionar serviços MSS (Mobile Satellite Services) e IoT de baixa capacidade utilizando a banda Ka dos satélites da HISPASAT.

Esses serviços poderão ser oferecidos em lugares remotos e em mobilidade, como em barcos, carros conectados ou trens, por meio desta pequena antena portátil.

Amsterdam, 17 de setembro de 2017. HISPASAT, a operadora espanhola de comunicações por satélite, e a hiSky Ltd, pioneira em comunicações acessíveis de voz e dados por satélite, assinaram hoje, durante a feira IBC 2017 de Amsterdam, um acordo de cooperação para proporcionar serviços econômicos MSS de voz e dados e IoT (Internet das Coisas) de baixa capacidade na Espanha, Portugal, América Latina e norte da África, utilizando a banda Ka dos satélites da HISPASAT e um novo terminal satelital desenvolvido pela hiSky.

As operações começarão com uma fase piloto na qual ambas as companhias testarão e avaliarão o terminal Smartellite™ em combinação com os satélites da HISPASAT que têm banda Ka. Depois dessa primeira fase, a HISPASAT e a hiSky proporcionarão conjuntamente serviços satelitais de baixa capacidade em lugares remotos e para diversas aplicações (setor marítimo, carros conectados, trens, energia ou agricultura) utilizando a solução Smartellite™, patenteada pela hiSky, e seu dispositivo compacto portátil para IoT, baseado em tecnologia phased-array.

A previsão é que o serviço, prestado através dos satélites da Hispasat utilizando a tecnologia hiSky, esteja disponível ao longo do ano de 2018 a preços significativamente mais baixos que os preços atuais de mercado, oferecendo assim uma alternativa muito atrativa para o mercado MSS de voz e dados e, sobretudo, para o crescente mercado de IoT.

O terminal portátil Smartellite da hiSky, de pequeno tamanho e pouco peso, aproveita a potência dos satélites de alto rendimento em banda Ka da HISPASAT para oferecer serviços de comunicações com alto desempenho. Sem ter mais o que ligar, o dispositivo utiliza a antena que tem incorporada, com indicação eletrônica, para localizar automaticamente o satélite em questão de milissegundos. O modem integrado está projetado para velocidades baixas ou médias e compreende ferramentas de gestão muito fáceis de usar. O usuário se comunica diretamente e acessa a rede hiSky através de uma conexão segura.

Nas palavras de Ignacio Sanchis, diretor de Negócio da HISPASAT: “Estamos muito contentes por trabalhar com a hiSky em uma solução tão inovadora que abre novas oportunidades de mercado para a nossa frota de satélites em banda Ka. Este acordo se ajusta à nossa estratégia para seguir inovando e potencializando novas tecnologias que simplifiquem o acesso aos serviços satelitais. O terminal Smartellite da hiSky e a capacidade em banda Ka da HISPASAT nos permitirão desenvolver novas verticais de negócio muito promissoras, como a IoT ou o carro conectado”.

De sua parte, Shahar Kravitz, diretor executivo da hiSky, disse: “Estamos orgulhosos em colaborar com uma das companhias satelitais líderes no mundo para brindar estes serviços únicos. Os satélites de confiança da HISPASAT, e suas potentes coberturas, junto com a tecnologia de vanguarda da hiSky, proporcionarão ao mercado serviços a longo prazo, acessíveis e seguros. Este acordo irá gerar um crescimento benéfico para ambas as companhias e abrirá o caminho para novos mercados e diferentes aplicações. A hiSky vê a HISPASAT como um sócio estratégico a longo prazo e se orgulha de anunciar conjuntamente os primeiros serviços MSS e IoT baseados em tecnologia phased-array.”

Acerca de HISPASAT

HISPASAT está constituido por empresas con presencia tanto en España como en Latinoamérica, donde se ubica su filial brasileña HISPAMAR. HISPASAT es líder en la difusión y distribución de contenidos en español y portugués, incluida la transmisión de importantes plataformas digitales de Televisión Directa al Hogar (DTH) y Televisión de Alta Definición (TVAD). HISPASAT provee también servicios de banda ancha por satélite y otras soluciones de valor añadido a gobiernos, corporaciones y operadores de telecomunicaciones en América, Europa y el norte de África. HISPASAT es una de las principales compañías del mundo por ingresos en su sector y el principal puente de comunicaciones entre Europa y América.

Contacto de imprensa:

Iñaki Latasa – t (+34) 638 065 148 – ilatasa@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es

Sobre a hiSky Ltd

A hiSky traz tecnologia inovadora para o campo das comunicações por satélite de voz e dados, oferecendo conectividade móvel acessível, portátil e fácil de usar. O Smartellite da hiSky torna a comunicação via satélite acessível, mesmo nos locais mais remotos e extremos, em terra, no mar ou no ar.