O satélite Amazonas 5 da HISPASAT chega na sua posição orbital e entra em serviço

2 de Novembro de 2017

A fase de provas no espaço foi superada e o satélite já está na sua posição orbital definitiva em 61º Oeste e começa a oferecer seus primeiros serviços.

O Amazonas 5 foi lançado no último dia 12 de setembro desde o Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão, a bordo de um veículo Proton Breeze M da empresa International Launch Services (ILS).

O undécimo satélite da empresa será operado pela sua filial brasileira, HISPAMAR.

MADRI, 2 de NOVIEMBRE de 2017. O satélite Amazonas 5 de HISPASAT já está na sua posição orbital definitiva em 61º Oeste e começou a oferecer os serviços de telecomunicações para os quais foi projetado, depois que superou com sucesso as exaustivas provas realizadas no espaço.

O Amazonas 5, construído pela Space Systems Loral (SSL) nas suas instalações de Palo Alto (Califórnia), tem cobertura sobre todo o continente americano e conta com uma vida útil estimada de 15 anos. A filial brasileira da HISPASAT, HISPAMAR, será a empresa encarregada da operação do satélite.

A grande capacidade tecnológica do Amazonas 5 lhe permite oferecer uma ampla gama de serviços de comunicação, tanto em banda Ku como em banda Ka.

O novo satélite da HISPASAT, através da banda Ku, proporcionará serviços de televisão direta ao lar (DTH) de altas prestações e permitirá aos prestadores de serviços de televisão que operam com a HISPASAT transmitir 500 novos canais, o que consolidará 61º Oeste como uma posição líder em difusão destes serviços na América Latina. Este satélite será chave, também, para impulsionar a TV em 4K na região.

Os feixes que incorpora em banda Ka prestarão serviços de conectividade de banda larga e acesso a Internet via satélite de qualidade e competitivo a mais de meio milhão de pessoas em vários países de América Central e do Sul. Além disso, o Amazonas 5 oferecerá às operadoras da região serviços de transporte ou backhaul para implantar as suas redes celulares 3G e 4G, e inclusive 5G.

Lançado no último dia 12 de setembro desde o cosmódromo de Baikonour (Cazaquistão) a bordo de um Proton Breeze M da empresa ILS, o Amazonas 5 é o undécimo satélite da frota e o seu lançamento coincidiu no mesmo dia em que, há 25 anos, a empresa lançou, desde a Guiana Francesa, o primeiro satélite espanhol de telecomunicações ao espaço, o Hispasat 30W-1 (Hispasat 1A).

Inovação no Amazonas 5

A HISPASAT, fiel à sua vocação inovadora e ao apoio que presta à indústria espanhola, embarcou no Amazonas 5, em provas, uma carga experimental desenvolvida por DAS Photonics. Trata-se de um distribuidor óptico de radiofrequência, protótipo de um sistema que pode ser importante especialmente nos satélites que levam banda Ka já que, ao ser missões multifeixe, precisam de um número muito elevado de receptores. Com este inovador elemento a complexidade seria muito reduzida na seção de entrada do satélite, onde devem ser realizadas centenas de conversões de frequências que no futuro poderiam ser feitas com este único componente, que distribuiria os sinais a cada receptor. Deste modo também seriam reduzidas a massa e o volume do satélite e o isolamento entre a transmissão e a recepção do sinal seria melhorado.

Sobre HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. A companhia é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.