Hispasat e Eurona levarão a banda larga por satélite a todos os cantos da Espanha

8 de Fevereiro de 2018

Ambas as companhias concordaram em comercializar a capacidade em banda Ka dos satélites Hispasat 36W-1 e Hispasat 30W-6 para reduzir a exclusão digital em áreas mal atendidas pelas redes terrestres de telecomunicação.

O acordo coincide com o anúncio da Secretaria de Estado para a Sociedade da Informação e Agenda Digital de subvencionar com até 400 euros a contratação de banda larga fixa a 30 Mbps.

A Eurona se converte, desse modo, na operadora com maior capacidade satelital na Europa, e foi a primeira operadora homologada para ingressar nessa iniciativa de ajuda.

MADRI, 8 de fevereiro de 2018. A Hispasat, a operadora espanhola de satélites de comunicações, e a Eurona, operadora e provedora líder de serviços de Internet, voz, dados e televisão satelital, reforçaram sua aliança para contribuir para a redução da exclusão digital na Espanha mediante o uso de conectividade de banda larga via satélite.

Em uma coletiva de imprensa que ocorreu hoje em Madri, os diretores-executivos de ambas as companhias, Carlos Espinós e Fernando Ojeda, anunciaram um acordo para a comercialização da capacidade em banda Ka dos satélites Hispasat 36W-1 e Hispasat 30W-6, que será lançado para o espaço ainda esse mês, saindo de Cabo Canaveral a bordo de um veículo lançador Falcon 9 da SpaceX. Ambos os satélites contam com feixes em banda Ka sobre a Espanha, a Europa e o norte da África.

Em virtude deste acordo, a Eurona se tornará a operadora com maior capacidade satelital na Europa, o que será um fator chave para democratizar o acesso à Internet. O fato é que, apesar de a Espanha liderar o desenvolvimento de fibra óptica na Europa e a cobertura de banda larga estar muito estendida, ainda há povoados, principalmente nas áreas rurais, despovoadas ou de difícil relevo, não possuem acesso à Internet ou que têm acesso, mas a velocidades muito baixas. O acordo firmado pela Hispasat e pela Eurona tem como objetivo oferecer às pessoas que vivem nestas áreas uma solução tecnológica via satélite, homologável em qualidade e preço a outras tecnologias terrestres.

A banda Ka, chave para a conectividade por satélite

Graças ao uso da banda Ka, que dispõe de maior capacidade, e à possibilidade de reutilizar frequências, os satélites H36W-1 e H30W-6 contam com algumas coberturas mais potentes sobre áreas mais reduzidas, o que melhora a eficiência das transmissões satelitais e permite alcançar velocidades de até 30 Mbps em condições similares às de outras tecnologias. “Tudo isso pressupõe um aumento direto da informação que pode ser transmitida, com velocidades mais elevadas e conseguindo tarifas mais competitivas para os clientes finais”, explicou Carlos Espinós, CEO da Hispasat. Deste modo, a Hispasat e a Eurona poderão levar acesso à Internet de qualidade a mais de 30.000 casas em qualquer lugar da Espanha e às áreas com mais demanda do território marroquino.

“Esta melhora no desempenho, unida à cobertura universal que o satélite contribui para qualquer ponto que fique abaixo de sua marca, independentemente das distâncias ou das dificuldades do terreno, e o rápido desenvolvimento do serviço, já que basta uma antena para poder haver a conexão de forma imediata, fazem do satélite a solução idônea para as áreas mal atendidas pelas redes terrestres”, concluiu Espinós.

Este acordo será materializado com o lançamento por parte da Eurona de uma oferta de serviços de banda larga por satélite de 30 Mbps em toda a Espanha por um preço a partir de 39,90 euros por mês que pode incluir telefonia fixa e móvel. E, além disso, vem culminar com os acordos recentemente firmados pela operadora tecnológica com a Hughes (líder em tecnologia satelital) e a Fenitel, a federação de instaladores, para acelerar a implantação da banda larga por satélite em áreas de exclusão digital.

Segundo o CEO da Eurona, Fernando Ojeda, “Eurona e Hispasat consolidaram uma aliança estratégica de longo prazo que, ademais, permite à Eurona impulsionar seu crescimento, posicionando-se como líder de capacidade satelital na Europa, já que graças a ela ambos operam uma capacidade de mais de 2,2GHz em banda Ka na Espanha e Marrocos. Com este acordo, queremos mudar as regras do jogo democratizando o acesso à Internet e garantindo o direito das pessoas de estar conectadas onde quer que estejam e onde outros não chegam. Na Eurona, nos medimos em termos de milhares de vidas conectadas e não em milhões de usuários. Como cotada, pensamos na rentabilidade econômica, mas também no bem-estar social”.

Ajuda para o usuário final

O acordo alcançado pela Hispasat e pela Eurona coincide com o recente anúncio realizado pela Secretaria de Estado para a Sociedade da Informação e Agenda Digital da implementação do Programa de Ajuda para a contratação de Banda Larga fixa a 30 Mbps.

Graças a ele, as pessoas ou entidades de povoados com menos de 5.000 habitantes que não disponham de serviços de banda larga fixa com uma velocidade de download de mais de 10 megabits por segundo poderão custear até 400 euros dos gastos derivados do aumento no serviço de banda larga fixa a uma velocidade mínima de 30 Mbps, como a aquisição do equipamento, sua instalação e colocação em operação. A Eurona foi a primeira operadora homologada para ingressar neste Plano de Subvenções de banda larga.

A fim de fomentar o acesso à Internet de banda larga por satélite para todos os cidadãos, a Hispasat e a Eurona vão lançar a campanha informativa Conéctate por Satélite. Por meio de conversas e coletivas de imprensa nas regiões com uma maior demanda por este tipo de solução de conectividade, além da página www.conectateporsatelite.es, ambas as companhias buscam dar uma maior visibilidade à tecnologia satelital e facilitar ao máximo para o usuário final a tramitação dessa ajuda estatal.

Sobre a Eurona

A Eurona Wireless Telecom (EWT), é uma companhia multinacional espanhola de telecomunicações que oferece serviços de acesso de banda larga, de nova geração, e leva Internet de alta velocidade onde outros não chegam, utilizando tecnologias sem fio e satelitais. A multinacional, que cota no Mercado Alternativo Bursátil (MAB) desde 2010, tem presença em mais de 20 países e conta com mais de 40.000 clientes.

Sobre HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. A companhia é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato:

Víctor Inchausti, Hispasat: t +34 91 710 25 40 - vinchausti@hispasat.es