No domingo será lançado a partir do Cabo Canaveral o satélite Hispasat 30W-6

23 de Fevereiro de 2018

• Será colocado em órbita por um lançador Falcon 9 da companhia SpaceX a partir da Estação da Força Aérea de Canaveral, na Flórida.

• O lançamento está previsto para as 06:35, hora espanhola.

MADRI, 23 de fevereiro de 2018. A HISPASAT lança no domingo seu novo satélite de comunicações, o Hispasat 30W-6 (H30W-6), a partir do Complexo de Lançamento Espacial 40 (SLC-40) na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral na Flórida. O lançamento está previsto para as 06:35, hora espanhola (00:35h do dia 25, na Flórida).

O veículo lançador encarregado de colocar o H30W-6 na sua órbita de transferência será o Falcon 9 da companhia SpaceX. A partir daí o satélite se dirigirá até a órbita geoestacionária onde, durante umas semanas, serão realizadas as provas estabelecidas para comprovar seu correto funcionamento após o lançamento. Uma vez finalizadas, o satélite será colocado em sua posição orbital definitiva, 30º Oeste, onde substituirá e ampliará a capacidade do Hispasat 30W-4.

O Hispasat 30W-6 foi fabricado por Space Systems Loral em Palo Alto (Califórnia) e conta com uma destacada participação da indústria aeroespacial espanhola.

O novo satélite da HISPASAT oferece melhores coberturas e serviços que aumentam a oferta da operadora em bandas C e Ku, assim como novas soluções de conectividade em banda Ka que permitirão o acesso a Internet de banda larga em zonas rurais. Assim, o Hispasat 30W-6 contribuirá para a redução da desigualdade digital na América Latina, na Península Ibérica e no norte de África, reforçará a distribuição de conteúdos audiovisuais na América Latina e oferecerá conectividade em serviços ferroviários de alta velocidade ou marítimos no Caribe e no Mediterrâneo.

Transmissão do lançamento por streaming

O lançamento poderá ser seguido diretamente por streaming através das páginas web de HISPASAT e HISPAMAR.

Sobre a HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR se localiza. A companhia é líder na difusão e distribuição de conteúdos em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga via satélite e outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

María Felpeto – t 91 710 25 40 mfelpeto@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es

Sobre SpaceX

SpaceX projeta, fabrica e põe em órbita avançados foguetes e naves espaciais. A empresa foi criada em 2002 por Elon Musk para revolucionar a tecnologia espacial, com o objetivo final de tornar possível que as pessoas vivam em outros planetas. Atualmente, SpaceX está traspassando as fronteiras da tecnologia espacial por meio de seus veículos de lançamento Falcon e sua nave espacial Dragon. Hispasat-1F utilizará para seu lançamento o Falcon 9, um foguete de duas etapas, projetado desde o princípio por SpaceX para o transporte seguro e rentável de satélites. Como o primeiro foguete totalmente desenvolvido no século XXI, o Falcon 9 foi projetado desde o início para conseguir a máxima fiabilidade. Se desejar mais informações, visite spacex.com e siga a @SpaceX nas redes sociais.

Sobre SSL

Space Systems Loral (SSL) é o provedor líder de satélites comerciais com ampla experiência em proporcionar suporte a operadores e em missões inovadoras relacionadas ao espaço. A companhia projeta e fabrica naves espaciais para serviços tais como TV direta ao lar (DTH), distribuição de conteúdo de vídeo, Internet de banda larga, comunicações móveis e observação da Terra. Como inovador de Silicon Valley durante 60 anos, a linha de produtos avançada de SSL inclui também satélites pequenos de última geração e sofisticadas soluções de robótica e automatização para operações remotas. Para mais informações: www.sslmda.com.