A HISPASAT e a Global Skyware desenvolvem uma solução para oferecer serviços triple play via satélite

14 de Março de 2018

A solução permite receber e transmitir serviços de televisão e dados em diferentes bandas de frequência utilizando uma única antena.

Madri, 14 de março de 2018.- HISPASAT, a operadora espanhola de comunicações por satélite, chegou a um acordo com Global Skyware, parte da Global Invacom Group Limited, uma prestadora mundial de equipamentos de comunicação via satélite, para o desenvolvimento de um terminal que permite a integração dos serviços satelitais de dados, voz e vídeo em uma mesma antena.

A solução, desenvolvida pela Global Skyware, se baseia em um sub-refletor dicroico que é integrado no terminal de acesso a banda larga via satélite e permite passar a banda Ka (utilizada para dados) pelo transceptor e refletir a banda Ku (para vídeo) para o dispositivo que recebe o sinal de vídeo, o LNB (Low Noise Block). O sub-refletor tem um impacto mínimo no desempenho e seu preço diferirá pouco de um terminal convencional. Esse sistema permite que uma unidade possa receber tanto conteúdos audiovisuais em banda Ku como serviços de dados em banda Ka.

Por meio desta antena, os satélites da HISPASAT poderão prestar serviços convergentes da mesma posição orbital, permitindo assim ampliar sua oferta atual com um menor impacto no equipamento de usuário. Ademais, o sistema é totalmente compatível com as diferentes prestadoras de acesso à Internet via satélite disponíveis no mercado, oferecendo uma grande flexibilidade a fornecedores do serviço que operam com a HISPASAT.

Esta solução é ideal para as posições orbitais de 30ºO e 61ºO, que são posições de referência para o mercado europeu e latino-americano e contam com mais de 1.200 canais transmitidos, 6 milhões de assinantes de serviços pagos DTH (Direct to Home) e mais de 60 milhões de usuários de TV através dos centros de rede de cabo conectados à HISPASAT. A esta oferta de serviços audiovisuais é preciso adicionar a capacidade em banda Ka que a HISPASAT incorpora em seus satélites Amazonas 3, Amazonas 5, H36W-1 e H30W-6, que permitirão conectar ao mundo digital mais de meio milhão de pessoas nos próximos anos.

Sobre a HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR está localizada. A HISPASAT é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que abrangem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa: Iñaki Latasa – t +34 638 065 148 ilatasa@hispasat.es/comunicacion@hispasat.es

Sobre a Global Skyware

Global Skyware, uma divisão da Global Invacom Group, é uma desenvolvedora global líder e fornecedora de antenas de comunicação via satélite há mais de 40 anos, fornecendo terminais para satélites em solo e aplicações sem fio Broadband e DTH.

A Global Invacom Group Limited é uma líder mundial na fabricação de soluções de transmissão via satélite. É uma das maiores desenvolvedoras, fabricantes e fornecedoras mundiais de equipamentos via satélite e periféricos para TV para os mercados de Transmissão Direta via Satélite e VSAT.