O satélite H30W-6 chega à sua posição orbital e entra em serviço operacional

26 de Junho de 2018

• O satélite está situado a 30º Oeste e superou satisfatoriamente no período de testes em órbita.

• O H30W-6 vem ampliar a capacidade em banda Ka sobre a Espanha e o Marrocos para oferecer acesso de qualidade à Internet de alta velocidade. Também conta com transponders em banda Ku e incorpora um novo feixe em banda C sobre América.

• O Hispasat 30W-6 foi lançado no passado mês de março no Porto Espacial de Cabo Canaveral (Flórida) a bordo de um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX.

Madri, 26 de junho de 2018. O satélite HIspasat 30W-6 (H30W-6) encontra-se na sua posição orbital definitiva em 30º Oeste e começará a oferecer os serviços de telecomunicações para os quais foi projetado nos próximos dias, depois de haver sido aprovado com sucesso nos exaustivos testes realizados no espaço. Este satélite foi lançado no último 6 de março no Complexo Espacial de Lançamento de Cabo Canaveral (Flórida), a bordo de um veículo lançador Falcon 9 da empresa SpaceX.

Com uma vida útil de 15 anos, o H30W-6 oferecerá serviços de contribuição de vídeo e backhaul celular, bem como soluções empresariais e de banda larga nas suas zonas de cobertura: Europa, o noroeste da África e o continente americano. Especificamente, este novo satélite aumenta a oferta do operador nas bandas Ka e Ku e incorpora um novo feixe em banda C com cobertura pan-americana. Com esta configuração, o Hispasat 30W-6 contribuirá para a redução da desigualdade digital na Espanha, norte da África ou América Latina.

Serviços em banda Ka: maior velocidade de navegação

Os feixes em banda Ka deste satélite cobrem o território espanhol e o Marrocos e permitirão dar acesso à Internet a 30 Mbps em zonas rurais, abrindo assim as portas à Sociedade da Informação naqueles lugares onde não é possível fazê-lo com outras infraestruturas de telecomunicações. Este novo satélite oferece conectividade de alta qualidade graças à banda Ka, muito mais potente que outras bandas de frequência, o que permite alcançar uma maior velocidade de navegação para o usuário de Internet.

Por outra parte, o Hispasat 30W-6 reforçará a distribuição de conteúdos audiovisuais na América Latina, permitindo o acesso a mais de 50 milhões de usuários através das suas plataformas de distribuição audiovisual, e oferecerá conectividade em trens de alta velocidade, bem como serviços marítimos no Caribe ou no Mediterrâneo, entre outros lugares.

Mais inovação para melhorar o rendimento do satélite

O Hispasat 30W-6 embarca um demonstrador de receptor em banda Ka baseado em tecnologia fotônica cujos módulos foram projetados por duas empresas espanholas, DAS Photonics e TRYO Aeroespace. Com umas funcionalidades semelhantes às dos atuais receptores disponíveis no mercado, a aplicação da tecnologia fotônica a este tipo de componentes permitirá reduzir significativamente a sua massa e volume e melhorar o rendimento da carga útil.

Por outro lado, neste satélite foi embarcada uma inovadora torre de antena (elemento que constitui o suporte estrutural para a montagem de distintos equipamentos) realizada com elementos constituídos mediante impressão 3D, na qual os painéis sólidos tradicionais foram substituídos por tubos de polímero e metal muito menos pesados que contribuíram para reduzir significativamente a massa. A impressão em 3D permite acelerar os processos de fabricação e reduzir os prazos, impulsiona a inovação no setor de satélites e proporciona soluções que melhoram o rendimento dos satélites, simplificam sua construção e os tornam mais competitivos.

Sobre a HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR está localizada. A HISPASAT é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que abrangem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contacto de prensa: Iñaki Latasa - t+34638065148 ilatasa@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es