HISPASAT e o Gran Teatre del Liceu firmam um convênio de colaboração para a transmissão de óperas via satélite

4 de Dezembro de 2018

• A operadora apoiará o Projeto Audiovisual da Fundação do Gran Teatre del Liceu mediante a cessão de capacidade espacial para a retransmissão ao vivo de quatro espetáculos.

• O acordo permitirá ao Liceu estender seu palco para além das paredes do teatro e chegar a públicos distantes, que poderão desfrutar desses eventos operísticos em toda a Espanha e fora de nossas fronteiras dentro da cobertura dos satélites da HISPASAT.

• Esta iniciativa está dentro da estrutura da política de Responsabilidade Social Corporativa da HISPASAT, que colaborará com a Fundação do Gran Teatre del Liceu para fomentar a cultura operística.

MADRI, 4 de dezembro de 2018. HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de telecomunicações, e a Fundação do Gran Teatre del Liceu firmaram hoje em Madri um convênio de colaboração para a retransmissão ao vivo e por satélite de quatro óperas, tanto no âmbito nacional como internacional. Essas retransmissões fazem parte do Projeto Audiovisual do teatro, focado no fomento e na promoção da cultura operística.

Ao ato da firma compareceram esta manhã a presidenta da HISPASAT, Elena Pisonero, e o presidente do patronato do Gran Teatre del Liceu, Salvador Alemany. Para a presidenta da operadora espanhola, “este convênio reafirma o compromisso da HISPASAT com a promoção da cultura. Nossos satélites são configurados como a infraestrutura tecnológica ideal para este tipo de projetos, porque é mais eficiente para transmitir um evento ao vivo para qualquer ponto dentro da sua cobertura com a máxima qualidade de imagem e som. Estamos orgulhosos de colaborar com o Liceu na difusão de seus espetáculos e de aproximar, assim, a arte da ópera a um maior número de cidadãos”.

De sua parte, Salvador Alemany destacou que “o Gran Teatre del Liceu foi em 2001 uma das primeiras instituições a nível mundial a iniciar um projeto de ópera live. Desde então nossa vontade tem sido a de buscar as alianças mais sólidas para seguir desenvolvendo um projeto audiovisual de referência que siga posicionando o Liceu no panorama internacional. A formalização de hoje deste acordo com a HISPASAT é chave para consolidar uma iniciativa que abre fronteiras e democratiza ainda mais o gênero operístico”.

Por meio deste acordo, o Gran Teatre del Liceu oferecerá via satélite três óperas da próxima temporada: L’Italiana in Algeri, de Gioachino Rossini, (18 de dezembro de 2018) e La Gioconda, de Amilcare Ponchielli, (7 de abril de 2019), que serão transmitidas ao vivo para cinemas de todo o mundo; e Tosca, de Giacomo Puccini, (28 de junho de 2019), que está incluída na programação do “Liceu a la fresca”, um projeto para levar a ópera à rua a fim de que o maior número possível de pessoas possam desfrutar deste espetáculo. O acordo inclui também a transmissão de Manon Lescaut, de Giacomo Puccini, na estrutura desse mesmo programa, já realizada em 16 de junho passado.

O convênio se enquadra na política de Responsabilidade Social Corporativa da HISPASAT e no seu compromisso de apoiar a difusão cultural das instituições espanholas. Com esta colaboração, a HISPASAT facilita a abertura do Liceu para o exterior, permitindo que seu palco possa se estender além das paredes do teatro para alcançar outros públicos em distintos lugares da Espanha e do mundo. Assim, a oferta artística do teatro se beneficia da tecnologia satelital para superar as barreiras físicas e levar a ópera a outros ambientes, tornando-a acessível a um número muito maior de espectadores.

Liceu a la Fresca

As obras de Giacomo Puccini estão incluídas no projeto “Liceu a la Fresca”, cujo objetivo é difundir o conhecimento da música e estender o amor à ópera aproximando-a de públicos distantes de Barcelona ao transmitir ao vivo esses espetáculos em municípios da Espanha e outros países, como França, Portugal, Andorra e Itália. A HISPASAT já permitiu chegar a estes países e graças ao convênio assinado agora e à ampla cobertura de seus satélites, a ópera do Liceu poderá ser seguida também no continente americano.

Sobre o Gran Teatre del Liceu

O Gran Teatre del Liceu, criado em 1847 na Rambla de Barcelona, é um teatro de ópera que ao longo dos anos manteve sua função de centro cultural e artístico. Nos seus mais de 150 anos de história, foi convertido em uma referência da lírica nacional e internacional, por onde passaram solistas e equipes criativas de referência. Encontra-se entre os 15 teatros mais importantes do mundo.

Sobre a HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR está localizada. A HISPASAT é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que abrangem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.Contato de imprensa:

María Felpeto – tel. +34 91 710 25 40 – mfelpeto@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es