HISPASAT contribuirá para a comemoração do V Centenário da I Volta ao Mundo

24 de Julho de 2019

A operadora espanhola fornecerá a conectividade por satélite nas suas zonas de cobertura para a expedição que circunavegará o mundo em um veleiro, seguindo a rota de Magalhães e Elcano.

O barco iniciará em Sevilha, no próximo dia 10 de agosto, uma travessia de três anos, reproduzindo a histórica viagem para o oeste realizada pelo navio Victoria em Sanlúcar de Barrameda em 1522.

a associação de Amigos de los Grandes Navegantes y Exploradores Españoles (AGNYEE) assinaram hoje um acordo de colaboração para promover o projeto “500 anos depois. À vela seguindo o rastro de Juan Sebastián Elcano”, que comemorará o V centenário da volta ao mundo protagonizada por Fernão de Magalhães e o marinheiro espanhol entre 1519 e 1522. Participaram do ato de assinatura Elena Pisonero, presidenta de HISPASAT, Jose Solá, presidente de AGNYEE, e Juan Manuel Eguiagaray, membro do seu Conselho Diretor.

Este projeto de intercâmbio cultural e articulação de proximidade e cidadania planetária consiste em reproduzir em um veleiro moderno aquela histórica circunavegação, que reduziu as incertezas geográficas sobre a forma e extensão do planeta, possibilitou contatos entre povos costeiros dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, e forjou novas rotas para a ampliação do conhecimento e do intercâmbio cultural e comercial, e que, portanto, poderia ser considerada o primeiro marco fundador da globalização. O projeto será concluído com a celebração de vários eventos comemorativos em distintos países, nos quais a imagem da Espanha e das suas empresas será objeto de especial atenção e projeção internacional. A travessia iniciará no próximo 10 de agosto em Sevilha e terminará em Sanlúcar de Barrameda no ano 2022.

Para apoiar a expedição, a Hispasat se comprometeu em fornecer capacidade espacial para a conectividade do barco através dos satélites da sua frota em todas as áreas de cobertura por onde navegue. Os satélites são a única infraestrutura que pode facilitar as telecomunicações em mobilidade no meio marítimo, onde não é possível dispor de redes de comunicação terrestres.

Elena Pisonero agradeceu “a oportunidade que esta expedição oferece à HISPASAT de colocar sua tecnologia e seus satélites a serviço de um projeto de entendimento e intercâmbio cultural entre países de todo o mundo, comemorando um fato histórico de extraordinária relevância protagonizado pela Espanha. Estou convencida de que a tecnologia deve ter as pessoas como protagonistas e proporcionar soluções que ajudem a melhorar a sociedade, e ocasiões como esta nos permitem evidenciar isso”.

José Solá afirmou que “o apoio que a HISPASAT concede à AGNYEE, identificando-se com os objetivos do seu projeto, tem um significado especial, pois de alguma forma a operadora espanhola, ao facilitar e ampliar por meio da sua rede de satélites o contato entre povos separados pelo Atlântico, converte-se no continuador da façanha que iniciou a comunicação entre os continentes. Por isso, é para a AGNYEE motivo de orgulho e de enorme satisfação poder contar com a colaboração da HISPASAT, cuja cobertura de banda larga permitirá também distribuir experiências quase em tempo real”.

Sobre a AGNYEE

Amigos de los Grandes Navegantes y Exploradores Españoles (Amigos dos Grandes Navegadores e Exploradores Espanhóis) é uma associação sem fins lucrativos que surgiu em Madri no final de 2015, por iniciativa de um grupo de entusiastas da navegação e, ao mesmo tempo, apaixonados pela História da Espanha. Seus objetivos são estudar e divulgar a história dos grandes navegadores e exploradores, os motivos que motivaram sua aventura, suas conquistas e as contribuições positivas das suas façanhas para a humanidade; contribuir para que a memória dos grandes descobrimentos obtenha o reconhecimento internacional e social que merecem; e fomentar e promover os valores de superação, esforço e coragem da navegação e exploração que existiram na Espanha dos séculos XVI a XVIII.

Sobre a HISPASAT

A HISPASAT é formada por empresas com presença tanto na Espanha como na América Latina, onde a sua filial brasileira HISPAMAR está localizada. A HISPASAT é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). A HISPASAT também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que abrangem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. A HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

María Felpeto – tel. +34 91 710 25 40 – mfelpeto@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es