Hispasat assina acordo com a Claro para levar conectividade 3G e 4G a 250 comunidades rurais da Argentina

21 de Fevereiro de 2020

• A operadora oferece capacidade espacial dos satélites Hispasat 30W-5 e Hispasat 30W-6 para a implantação de uma rede de backhaul celular por satélite.

• Claro Argentina poderá ampliar a oferta aos seus clientes com um serviço de qualidade e alto rendimento.

• Este acordo ratifica o papel do satélite como impulsor da conectividade rural.

MADRI, 21 de fevereiro de 2020. HISPASAT, a operadora espanhola de telecomunicações por satélite, assinou um acordo com a Claro Argentina, a operadora de rede móvel líder no mercado argentino, para dar acesso à Internet a 250 comunidades rurais em todo o país, através de um serviço de backhaul celular por satélite.

Desta forma, a HISPASAT oferece sua capacidade para ampliar a conectividade na Argentina, especialmente naquelas regiões do país onde existem as maiores dificuldades na implantação de redes de telecomunicações terrestres.

Esse serviço permitirá à Claro Argentina expandir suas redes com eficiência para oferecer aos seus assinantes satélite de banda larga móvel com a mais alta qualidade de experiência e desempenho para os usuários. A capacidade de satélites da HISPASAT facilitará a conexão das torres nessas áreas, aumentando a transmissão e, assim, obtendo acesso a uma melhor disponibilidade de dados em locais de difícil acesso.

A implantação desta rede de backhaul por satélite 3G e 4G já começou e 100 comunidades desfrutarão do serviço em breve. Espera-se que nas próximas etapas a rede esteja completamente disponível e atinja umas 250 comunidades rurais na Argentina. Abrangerá as regiões de Patagonia, Cuyo, Centro e Noroeste, conectando os locais com radiobases móveis 2G+3G+4G mediante a capacidade em banda Ku dos satélites Hispasat 30W-5 e Hispasat 30W-6 (H30W-5 e H30W-6), ótima para o fornecimento deste tipo de soluções por sua robustez e largura de banda.

Para Ignacio Sanchis, diretor de Negócio de HISPASAT, “estamos muito orgulhosos de continuar fornecendo nossa tecnologia e contribuir para a redução da disparidade digital junto com a Claro Argentina. Este acordo ratifica o papel do satélite como impulsor da conectividade no âmbito rural, facilitando a extensão das comunicações móveis em regiões onde, de outra forma, não poderiam chegar”.

Segundo Julio Porras, CEO da Claro Argentina, Uruguai e Paraguai: “como líderes do mercado celular na Argentina, estamos muito contentes em anunciar uma expansão da nossa rede a comunidades remotas e de baixa densidade populacional com difícil acesso à conectividade. O projeto é muito exigente em termos de eficiência espectral, com o objetivo de obter o melhor uso da capacidade de satélite para permitir conexões 4G, melhorando a oferta de serviços aos nossos clientes nesses locais”.

Impacto desta ação da HISPASAT nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre a HISPASAT

A operadora de satélites do Grupo Red Eléctrica, HISPASAT, é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Direct to Home (DTH) e Televisão de Alta Definição (HDTV). Também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que incluem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. HISPASAT, constituída por empresas com presença na Espanha e na América Latina, onde está localizada a sua filial brasileira, é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

María Felpeto– tel. +34 91 710 25 40 – mfelpeto@hispasat.es/ comunicacion@hispasat.es

Sobre a Claro Argentina

CLARO Argentina é subsidiária da América Móvil, S.A.B. de C.V. BMV: AMX [NYSE: AMX]. [NASDAQ: AMOV] [LATIBEX: XAMXL], o fornecedor líder de serviços de telecomunicações na América Latina com operações em 18 países do continente americano.

A marca Claro tem presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai.

Contato de imprensa:

Trinidad Molina – 1140867169 – trinidad.molina@claro.com.ar