HISPAMAR implanta com EasyTV os primeiros 50 pontos Wi-Fi via satélite para levar Internet a regiões remotas do Brasil

13 de Maio de 2020

• A HISPAMAR fechou com a EasyTV a primeira fase de implantação para ampliar o acesso à internet no país através da plataforma Express Wi-Fi do Facebook Connectivity e com a cobertura em banda Ka do satélite Amazonas 5.

• A EasyTV se integrou ao projeto como provedor de serviço de internet em regiões sem infraestrutura de telecomunicações ou com conectividade de baixa qualidade.

• Através da compra de vouchers pré-pagos para acesso à internet, o usuário final pode adaptar o seu consumo às suas necessidades e condições econômicas.

RIO DE JANEIRO, 13 de maio de 2020. A HISPAMAR, filial brasileira da operadora espanhola de satélites de telecomunicações HISPASAT, e a EasyTV, fornecedora de soluções inovadoras em entretenimento e conteúdo digital, uniram forças para levar acesso à internet a cidades brasileiras localizadas em regiões carentes de conectividade. A primeira fase do projeto incluiu a instalação de 50 pontos Wi-Fi via satélite no Brasil, gerenciados pela plataforma Express Wi-Fi do Facebook Connectivity. Utilizando a cobertura em banda Ka do satélite Amazonas 5 da HISPAMAR, a Easy TV poderá oferecer acesso à internet de alta velocidade de forma prática e confiável.

A EasyTV é a primeira empresa com a qual a HISPAMAR se associou para fornecer serviços de conectividade através da plataforma Express Wi-Fi. Os pontos Wi-Fi via satélite instalados pela HISPAMAR e a EasyTV estão localizados em comunidades remotas do estado do Maranhão, onde a conectividade é uma necessidade urgente devido à ausência ou precariedade da infraestrutura de telecomunicações.

A segunda etapa do projeto está em andamento. A HISPAMAR e a EasyTV instalarão outros 50 pontos de conectividade satelital em diferentes cidades do interior do norte e nordeste do Brasil nos próximos meses, e esperam aumentar esse número significativamente antes do final do ano. Além disso, a operadora está buscando novos parceiros para implantar esta rede em outras regiões onde a contribuição do satélite seja necessária para facilitar o acesso à Internet. O objetivo final é estender a cobertura da HISPAMAR no Brasil a um total de até 3.000 pontos WiFi gerenciados através da plataforma Express WiFi.

Modelo de negócio colaborativo para ampliar a conectividade

Além de fornecer a capacidade espacial, o modelo de negócios acordado implica o fornecimento dos equipamentos por parte da HISPAMAR, incluindo a plataforma Express WiFi como interface de acesso para os usuários, o que reduz uma barreira de entrada para a comercialização dos serviços de internet em áreas remotas do país. Por sua vez, a EasyTV é a responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, assim como a venda de pacotes de acesso dos pontos Wi-Fi através de revendedores locais que comercializam o serviço e dão suporte ao consumidor final.

Através da plataforma Express Wi-Fi, a HISPAMAR e a EasyTV levam conectividade satelital aos moradores dessas localidades de uma maneira bastante simples. O usuário final pode acessar a internet sem a necessidade de realizar qualquer instalação ou outro procedimento além da compra de um voucher pré-pago. Esses vouchers incluem diferentes ofertas de tempo e volume de dados a preços bastante acessíveis. Após a compra do voucher em um dos revendedores locais da EasyTV, o usuário só precisa conectar seu dispositivo à rede Wi-Fi da empresa e inserir o seu código de acesso para navegar na internet. Esse sistema permite que os usuários ajustem seu consumo às suas necessidades e finanças, sem ter que se comprometer com um pagamento mensal fixo.

Sérgio Chaves, diretor de negócios para a América do Sul da HISPAMAR, demonstrou satisfação pelo início da implantação e garantiu que "o satélite é a tecnologia mais apropriada para ampliar a conectividade em áreas remotas ou pouco povoadas, pois oferecem cobertura universal e sua implantação muito rápida. O Amazonas 5 é um satélite de última geração e alto desempenho em banda Ka, ideal para a prestação de serviços de banda larga de qualidade no Brasil e, graças a nossa parceria com o Facebook, podemos oferecer uma solução simples e completa de acesso à Internet, tanto para distribuidores quanto para usuários finais”, concluiu Chaves.

De acordo com Jadson Welder, CEO da EasyTV, “até final de 2020, planejamos estar com mais de 400 pontos espalhados dentro da cobertura em banda Ka do satélite Amazonas 5. A chegada do Express Wi-Fi teve um impacto social inegável na vida dos moradores de comunidades remotas como o Maranhão. O Express Wi-Fi possibilita que essas pessoas se comuniquem com outros estados e países, organizem e facilitem compromissos como o agendamento de consultas médicas ou a compra de passagens de ônibus, entre outras muitas possibilidades, o que antes só seria possível deslocando-se até o centro da cidade, distante de suas casas. É uma porta gigante que se abre a todos os membros dessas comunidades”. Welder ainda enfatizou que “a EasyTV está comprometida em expandir o uso do Express Wi-Fi à medida que procuramos novas formas de melhorar a conectividade dessas comunidades brasileiras".

A banda Ka do satélite Amazonas 5

O Amazonas 5, que fornecerá a capacidade espacial necessária para este projeto, conta com a nova tecnologia HTS (High Throughput Satellite), o que facilita a implantação massiva de serviços de conectividade a um custo reduzido na América Latina. No caso do Brasil, o satélite oferece cobertura em banda Ka HTS para mais de 75% da população brasileira e é operado a partir do Teleporto da HISPAMAR, em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul).

A plataforma Express Wi-Fi e a colaboração com o Facebook

O Facebook Connectivity trabalha com provedores de serviços e operadoras como a HISPAMAR e a HISPASAT para estender o acesso Wi-Fi à internet de maneira rápida, acessível e confiável através da sua plataforma Express Wi-Fi. A plataforma permite que provedores de serviços e operadoras de redes móveis construam, operem, fomentem e monetizem o seu negócio de Wi-Fi de forma sustentável e escalável. A HISPAMAR instalará pontos WiFi em diferentes locais do Brasil que operarão via satélite. Além disso, fornecerá sua capacidade satelital e suas plataformas de serviços gerenciados, o que reduzirá o tempo de acesso ao mercado para parceiros locais e ISPs, responsáveis pela comercialização do serviço e pelo suporte ao usuário final.

Sobre a HISPASAT

A operadora de satélites do Grupo Red Eléctrica, HISPASAT, é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de DTH (Direct to Home) e Televisão de Alta Definição (HDTV). Também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que incluem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. Constituída por empresas com presença na Espanha e na América Latina, onde está localizada a sua filial brasileira HISPAMAR, a HISPASAT é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas. www.hispasat.com

Contato de Imprensa:

Cristina Domingos – tel. +55 21 2555-4800 – cdomingos@hispamar.com.br

Sobre o Facebook Connectivity

A conectividade está no coração da missão do Facebook em dar às pessoas o poder de construir comunidades e aproximar o mundo. O acesso à Internet de alta qualidade é crítico para essa missão, uma vez que dá voz às pessoas e cria oportunidades para compartilhar conhecimentos que podem fortalecer as comunidades locais e as economias globais. O Facebook Connectivity trabalha em estreita colaboração com parceiros, incluindo operadoras de rede móvel, fabricantes de equipamentos entre outros para desenvolver programas e tecnologias - incluindo o Express WiFi, Magma e Terragraph - que aumentam a disponibilidade, a acessibilidade e a conscientização do acesso à Internet de alta qualidade, trazendo mais pessoas para uma Internet mais rápida. Para saber mais, visite: https://connectivity.fb.com.

Sobre a EasyTV

Empresa pertencente ao grupo EasyIT, que reúne vários negócios e plataformas de entretenimento digital e serviços de telecomunicações. Fundada em 1999, com duas décadas de experiência no mercado de satélite e telecomunicações, hoje oferece diversas soluções para o mercado brasileiro, como as plataformas IPTV / OTT TV e OTT VOD, para videogames, serviços móveis avançados e Wi-Fi com um formato inovador, modular e totalmente personalizado. Possui acordos com grandes marcas do mercado e, mais recentemente, com o Facebook e a Hispamar no âmbito do projeto Express WiFi do Facebook Connectivity. www.easy.tv.br