HISPASAT oferecerá ligação por satélite em banda Ka para ampliar a Rede Compartilhada de Altán em regiões remotas do México

4 de Junho de 2020

O satélite Amazonas 5 conectará 65 estações base para oferecer banda larga móvel de voz e dados 4G LTE em regiões onde a implantação de infraestrutura terrestre não é viável.

A conexão por satélite permitirá oferecer serviços de voz e dados a cerca de 600 mil pessoas com a cobertura 4.5G LTE oferecida pela Rede Altán.

A conectividade de backhaul celular por satélite é fundamental em regiões como a América Latina para conseguir a capilaridade robusta e de alta capacidade que as redes móveis precisam diante do auge do 4G e da chegada do 5G.

MADRI, 4 de junho de 2020. HISPASAT, a operadora espanhola de telecomunicações por satélite, firmou um acordo com a Altán, a Rede Compartilhada de Telecomunicações no México, com o objetivo de oferecer-lhe serviços de transmissão para a extensão da sua rede móvel. O satélite Amazonas 5 proporcionará à Altán ligação por satélite em banda Ka para conectar 65 novas estações base da sua Rede Compartilhada, com a qual já oferecem serviço de banda larga móvel de voz e dados 4G LTE a mais de 60 milhões de mexicanos, ampliando estes serviços a cerca de 600 mil pessoas que serão beneficiadas pela cobertura 4.5G LTE oferecida pela Altán A Rede Compartilhada.

A implantação desta rede prevê um aumento significativo do número de estações base em zonas rurais nos próximos dois anos e concluiu recentemente a sua segunda fase de desenvolvimento. Quando concluir a terceira, em janeiro de 2022, estima-se que cobrirá 70% da população mexicana. Graças ao acordo assinado com a HISPASAT, a Altán poderá acelerar a implantação da Rede Compartilhada em regiões não atendidas, onde o uso da infraestrutura terrestre implica custos muito elevados, ou onde essa opção simplesmente não é possível por dificuldades do relevo.

A HISPASAT otimizou o rendimento da plataforma Gilat SkyEdge IIC que opera na potente capacidade em banda Ka do satélite Amazonas 5, para cumprir os exigentes requisitos de disponibilidade e latência demandados pela Altán. Além do fornecimento de capacidade satélite, a HISPASAT oferece à Altán um serviço gerenciado integral que inclui o equipamento de satélite e a instalação, operação e manutenção do serviço.

Para Ignacio Sanchis, diretor de Negócio da HISPASAT, “este acordo representa a consolidação do uso da banda Ka para os mais exigentes projetos de backhaul por satélite para redes LTE no México, como já ocorre em outros países, e reafirma a posição da HISPASAT na vertical do backhaul celular, tão relevante para reduzir a desigualdade digital da América Latina. Estamos orgulhosos de que a alta capacidade e rápida implantação dos nossos serviços de backhaul contribuam para ampliar exitosamente a Rede Compartilhada da Altán e de que os satélites da HISPASAT facilitem a extensão da conectividade a regiões onde as telecomunicações podem ser cruciais para abrir novas oportunidades de desenvolvimento econômico e social”.

Fernando Bellido, Diretor Executivo de Implantação da Altán, afirmou que “graças à completa e robusta solução de backhaul celular da HISPASAT, a implantação da nossa Rede Compartilhada na regiões menos atendidas do território mexicano poderá acelerar-se com a mesma qualidade nos serviços de conectividade que oferecemos aos nossos clientes para que eles, por sua vez, ofereçam a melhor experiência de navegação aos usuários finais.”

O backhaul celular, uma vertical de grande importância na América Latina

O acordo com a Altán soma-se às novas parcerias e renovações de contratos para o fornecimento de capacidade de satélite dedicada à extensão de redes móveis na América que a HISPASAT firmou nos últimos meses. Assim, a operadora já oferece conectividade a mais de 2.500 estações base, distribuídas no México, Estados Unidos, Brasil, Peru, Equador e, pela primeira vez há alguns meses, no Chile, Colômbia e Argentina.

Os serviços de backhaul celular oferecidos pelos satélites representam uma solução de grande interesse para as empresas de telecomunicações móveis que desejam ampliar a sua conectividade em regiões onde a implantação de infraestruturas terrestres apresenta problemas geográficos ou não é rentável em términos econômicos. Graças a uma conexão por satélite, é possível conectar regiões remotas com a rede móvel global, otimizando assim o investimento econômico e conseguindo a capilaridade necessária para este tipo de comunicações.

Além disso, a implantação da tecnologia 4G e a chegada do 5G pressagiam um crescimento na demanda destes serviços de backhaul. Por tudo isso, este tipo de solução de satélite é ideal, principalmente, para regiões como a América Latina, com países muito extensos, dificuldades geográficas e um menor desenvolvimento das infraestruturas terrestres de comunicações em algumas regiões. Os estudos de mercado preveem, especificamente, que a demanda de capacidade de satélites geoestacionários para serviços de backhaul na região aumentará em 21% no período 2018-2028.

Uma rede de telecomunicações básica para o desenvolvimento do México

A Rede Compartilhada da Altán é uma concessão por 20 anos concedida pelo governo mexicano à Altán Redes, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma rede 4G LTE de distribuição, universal, contínua, neutra e não discriminatória, que cubra 92,2% da população mexicana até 2024, incluindo 15% de cobertura em populações de menos de 10 mil habitantes. Esta ambiciosa implantação contribuirá para, entre outras coisas, reduzir a desigualdade digital, facilitando a adoção de tecnologias da informação em zonas urbanas e rurais, promover a criação de novas empresas de telecomunicações, incentivar mais investimentos no setor, promover novos serviços digitais como a IoT e, em suma, garantir uma melhor conectividade e mais velocidade aos serviços de telecomunicações.

Sobre a Altán

É a empresa privada mexicana que desenvolve e opera a Rede Compartilhada, a rede de telecomunicações mais importante dos últimos anos no México. Está implantando uma infraestrutura de ponta para oferecer cobertura a 70% da população até janeiro de 2022, incluindo um agressivo programa de cobertura social a zonas de marginalidade e exclusão digital no âmbito nacional para cobrir quase 100 mil localidades de menos de 250 habitantes e a mais de 20 mil localidades de menos de 5 mil habitantes. Os serviços da Altán – A Rede Compartilhada, desenvolvida em tecnologia 4.5G LTE sobre o espectro dos 700 MHz, são os melhores atualmente, de acordo com os índices de qualidade independentes publicados sobre o mercado móvel no México. Com um modelo comercial de distribuição, dispõe de mais de 60 clientes, entre os quais se destacam as principais operadoras de telecomunicações e distribuidores varejistas do México, que vendem os serviços da rede ao consumidor final. A Rede Compartilhada de distribuição desenvolve-se através de um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com o governo do México para promover a visão de conseguir um país e habitantes mais e melhor conectados, levando a Internet para todos no país. O Compromisso da Altán é atingir, pelo menos, 92,2% dos habitantes do país até o ano 2024.

Sobre HISPASAT

A operadora de satélites do Grupo Red Eléctrica, HISPASAT, é líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Direct to Home (DTH) e Televisão de Alta Definição (HDTV). Também provê serviços de banda larga e conectividade via satélite que incluem acesso à Internet, mobilidade e backhaul de redes celulares, bem como outras soluções de valor agregado para governos, corporações e operadoras de telecomunicações nas Américas, Europa e norte da África. HISPASAT, constituída por empresas com presença na Espanha e na América Latina, onde está localizada a sua filial brasileira, é uma das principais companhias do mundo em receita no seu setor e a principal ponte de comunicação entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

Víctor Inchausti – tel. +34 91 710 25 40 – vinchausti@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es