HISPASAT inicia um projeto piloto com Correos para dar conectividade por satélite às suas agências e resolver suas dificuldades de acesso à Internet

3 de Agosto de 2021

O piloto será desenvolvido em seis localidades: três em Zamora (Santa Cristina de la Polvorosa, Fermoselle e Coreses), duas em Teruel (Valdealgolfa e Mosqueruela) e uma em Soria (Duruelo de la Sierra).

A conectividade por satélite permitirá que essas agências de Correos melhorem sua eficácia e possam oferecer serviços administrativos e gestões em tempo real, como as transferências imediatas e o pagamento de impostos.

MADRI, 3 de agosto de 2021. HISPASAT, a operadora de satélites de comunicações do Grupo Red Eléctrica, iniciou um projeto piloto com Correos para conectar por satélite aquelas agências situadas em cidades com dificuldades de acesso à Internet. Este piloto será desenvolvido inicialmente em seis localidades – três em Zamora (Santa Cristina de la Polvorosa, Fermoselle e Coreses), duas em Teruel (Valdealgolfa e Mosqueruela) e uma em Soria (Duruelo de la Sierra) – e poderia ser ampliado ao restante de postos de atendimento rural da empresa com dificuldades de conectividade.

Graças à conectividade por satélite, as agências mencionadas poderão ser incorporadas à rede informatizada de Correos e, desse modo, melhorar sua eficácia e agilidade e ampliar sua oferta de serviços. Por um lado, todas as operações de admissão e entrega de correspondência e pacotes serão registrados em um sistema que permite uma melhor identificação e acompanhamento dos envios. Por outro lado, a conexão tecnológica à rede de agências favorecerá a realização de operações “em tempo real”, como a transferência imediata, o envio de dinheiro ao exterior, o pagamento de faturas de companhias elétricas, a recarga de cartões pré-pagos, as gestões com a DGT (departamento espanhol de trânsito) ou os saques e depósitos em conta corrente do Banco Santander.

A informatização dessas agências permitirá oferecer não só serviços postais e envio de pacotes, como também aproximar as administrações públicas às zonas rurais. Graças à conectividade por satélite, será fornecido aos cidadãos residentes nestas cidades um melhor acesso às administrações públicas pertencentes ao Escritório de Registro Virtual (ORVE, em espanhol) e poderão realizar o pagamento de impostos, o acesso a serviços financeiros mediante o serviço Correos Cash, a compra de selos da DGT (departamento espanhol de trânsito) e outros produtos e serviços.

Esta iniciativa é uma mostra das muitas possibilidades que os satélites da HISPASAT oferecem para reduzir a desigualdade digital na Espanha ao garantir a conectividade em todos os territórios, incluindo aqueles aonde não chegam outras infraestruturas. A operadora dispõe de cobertura universal em 100% do país, o que permite dotar de conectividade qualquer ponto de sua geografia e promover assim a digitalização em zonas remotas, que é a base para permitir a vertebração da sociedade e para garantir a digitalização sem deixar ninguém para atrás. A conectividade digital permite ao mundo rural acessar uma ampla variedade de soluções, como a banda larga de alta velocidade e a digitalização de direitos universais, como a educação e a saúde, e facilita o desenvolvimento de setores, como o agroalimentar e o florestal, bem como o acesso à Administração, evitando deslocamentos e facilitando os trâmites aos cidadãos residentes em zonas rurais.

Esta iniciativa é mais um passo no processo de transformação da Hispasat presente em seu Plano Estratégico 2020-25 e dirigido a dar mais relevância à transmissão de dados e aos serviços de valor agregado.

Sobre a HISPASAT

HISPASAT é a operadora de satélites de referência na Espanha e motor da inovação no setor aeroespacial. É a principal ponte de comunicação entre os continentes europeu e americano como provedora de serviços de banda larga e de conectividade para as Américas, a Europa e o norte da África, através de suas empresas na Espanha e na América Latina, onde tem sede a HISPAMAR, sua filial brasileira. É líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Televisão DTH (“Direct to home”, direto para casa, em inglês) e HDTV (Televisão de Alta Definição, por suas siglas em inglês). Estas atividades a convertem em uma das principais empresas mundiais por receita em seu setor, integrando o Grupo Red Eléctrica.

Contato de imprensa:

Víctor Inchausti – t +34 91 710 25 40 vinchausti@hispasat.es/ comunicacion@hispasat.es