HISPASAT chega a um acordo para a aquisição da empresa AXESS Networks

21 de Março de 2022

Esta operação posiciona a Hispasat como líder no mercado de soluções de satélite para operadoras de telecomunicações, redes corporativas e órgãos públicos na América Latina.

Este acordo permite acelerar o Plano Estratégico 2020-25 da HISPASAT, orientado a transformar a empresa em um fornecedor de soluções e serviços por satélite.

MADRI, 21 de março de 2022. HISPASAT, a operadora e fornecedora espanhola de soluções e serviços por satélite do Grupo Red Eléctrica, chegou a um acordo para a aquisição da empresa AXESS Networks, reconhecida operadora de teleportos e prestadora de serviços por satélite com presença na América Latina, Europa, Oriente Médio e África.

A aquisição da AXESS Networks integra as ações definidas no Plano Estratégico 2020-25 da HISPASAT, orientado a converter a empresa em um fornecedor de soluções e serviços por satélite em seus mercados-alvo. A operação representa um maior envolvimento da Hispasat na cadeia de valor de serviços gerenciados, proporcionando mais aproximação ao cliente, capacidade de adaptação e rápida evolução das suas soluções num setor que está experimentando uma forte inovação tecnológica.

Esta operação permitirá a HISPASAT otimizar sua oferta em segmentos como a ampliação de redes celulares por satélite, as redes de conectividade para clientes corporativos ou a digitalização de áreas remotas em países com amplas disparidades tecnológicas. Além disso, potencializará o desenvolvimento de soluções para mercados incipientes, como a Internet das Coisas (IoT, por suas siglas em inglês) ou o 5G por satélite. Os benefícios desta integração serão especialmente destacáveis na América Latina, região onde ambas as empresas concentram uma parte significativa dos seus negócios.

AXESS Networks, reconhecida pela World Teleport Association como Independent Teleport of the Year 2021, dispõe de uma infraestrutura composta por teleportos principais situados na Alemanha, México e Colômbia, e outras instalações no Peru, Chile e Arábia Saudita. Além disso, conta com uma ampla base de clientes em setores industriais e corporativos, relacionados às telecomunicações, o petróleo e a energia ou a mineração, entre outros; com operações críticas em lugares remotos, onde a resiliência e a qualidade do serviço são de grande importância. Esta aquisição não afetarás as atividades desempenhadas pela AXESS Networks, uma vez que, após este acordo, manterá sua forma de operar, sua gestão, equipes de trabalho e relações com clientes e fornecedores.

Miguel Ángel Panduro, diretor-executivo da HISPASAT, afirmou que “estamos muito satisfeitos com o acordo firmado com a AXESS Networks, um movimento que responde à cada vez mais necessária colaboração entre atores do setor com o fim de atender às demandas de conectividade da sociedade. Nos últimos anos, ocorreram diversas operações deste tipo no setor, e nossa colaboração com a AXESS Networks nos proporcionará um posicionamento estratégico ótimo em dois âmbitos que apresentam um grande potencial de crescimento nas comunicações por satélite: a América Latina e o mercado de soluções B2B”.

Mauricio Segovia, diretor-executivo da AXESS Networks, acrescentou que “a integração da AXESS Networks com a HISPASAT significa um enorme salto para a empresa, dado que representa um grande respaldo por parte de um dos atores mais relevantes da indústria e permite integrar e fortalecer a proposta de valor conjunta para os nossos mercados. Com esta operação, passamos a fazer parte de um líder que gera tendências no mercado e cujos projetos têm um claro pano de fundo social”.

A HISPASAT contou com o assessoramento do BBVA nesta operação, que, pendente da obtenção das autorizações regulatórias pertinentes e outras condições suspensivas, avalia 100% do capital da AXESS Networks em 96 milhões de dólares americanos.

Sobre a HISPASAT

A HISPASAT, operadora e prestadora de serviços por satélite do Grupo Red Eléctrica, oferece soluções de banda larga e conectividade por satélite que incluem acesso à Internet, mobilidade e ampliação de redes de celulares, bem como outras propostas de valor agregado a governos, corporações e operadoras de telecomunicações na América, Europa e norte da África.É também líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Televisão DTH (direct to home) e Televisão de Alta Definição (HDTV), bem como a gestão de transporte e sinais audiovisuais a partir do teleporto da HISPASAT Peru, em Lurín. A HISPASAT, composta por empresas com presença tanto na Espanha quanto na América Latina, onde está localizada sua filial brasileira HISPAMAR, é uma das principais empresas do mundo por receita em seu setor e a principal ponte de comunicações entre a Europa e as Américas.

Sobre a AXESS Networks

A AXESS Networks é líder mundial em soluções de telecomunicações por satélite. Fornece soluções chave na mão adaptadas às necessidades individuais dos seus clientes. A AXESS Networks foi fundada em 2019 por duas empresas bem estabelecidas na Europa e na América Latina. Opera e possui seus teleportos na Alemanha, Colômbia, México, Peru, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A AXESS Networks oferece uma qualidade de serviço excepcional aos seus clientes onde e quando eles precisarem. Em 2021, o AXESS foi o Teleporto Independente do Ano de acordo com a WTA (World Teleport Association). Hoje, a AXESS Networks orgulhosamente conta com uma equipe de mais de 200 colaboradores, operando cerca de 8.000 sites em mais de 50 países em quatro continentes. www.axessnet.com

Contato de imprensa:

Víctor Inchausti t +34 667 31 29 48 – vinchausti@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es