HISPASAT e GlobalSat oferecem internet de banda larga por satélite em 500 comunidades rurais do México

19 de Abril de 2022

Graças a este serviço, promovido pela entidade federal CFE TEIT (CFE Telecomunicações e internet para todos), os habitantes destas comunidades terão acesso gratuito à Internet em seus dispositivos mediante um ponto Wi-Fi aberto situado em zonas públicas.

MADRI, 19 de abril de 2022. HISPASAT, a operadora espanhola de satélites de telecomunicações do Grupo Red Eléctrica, colaborou com o provedor de serviços de Internet GlobalSat na implementação de pontos de conectividade por satélite em 500 comunidades remotas do México, como Durango, San Luis Potosí, Guerrero, Coahuila, Tamaulipas, Zacatecas ou Sinaloa. Graças a esta iniciativa, promovida pelo Governo Federal através da CFE TEIT, os habitantes destas comunidades poderão desfrutar de conectividade por satélite gratuita em seus dispositivos mediante um ponto Wi-Fi aberto situado nas zonas públicas locais.

A solução tecnológica oferecida pela HISPASAT está inserida na oferta de serviços gerenciados da HISPASAT. A operadora, especificamente, oferece esta conectividade de banda larga graças à capacidade em banda Ka do seu satélite Amazonas 5, situado na posição orbital 61º Oeste. As altas capacidades deste satélite garantem à GlobalSat e ao governo federal mexicano que estas comunidades obtenham acesso à Internet de qualidade, por mais remota que seja sua localização. O projeto foi liderado pela GlobalSat, que forneceu sua experiência na integração de soluções de satélite com tecnologias Wi-Fi sem fio para comunidades rurais em projetos semelhantes com governos estatais e federal.

Ignacio Sanchis, diretor comercial da HISPASAT, afirmou que “estamos muito satisfeitos de termos sido escolhidos pela GlobalSat para dar conectividade por satélite nestes 500 pontos remotos do México. Temos uma ampla trajetória de cooperação e estamos convencidos de que esta iniciativa será um verdadeiro sucesso para ampliar o acesso à Internet nestas comunidades.”

Eric Cataño, diretor-geral e fundador da GlobalSat, por sua vez, acrescentou que “as excelentes funcionalidades da capacidade em banda Ka da HISPASAT sobre o território mexicano serão fundamentais para garantir um serviço de qualidade como o que necessitam nestas zonas rurais. Esperamos continuar contribuindo com iniciativas como esta para uma implementação universal, rápida e eficiente das telecomunicações no nosso país.”

HISPASAT e a redução da desigualdade digital no México

CFE, Telecomunicações e Internet para Todos tem como finalidade garantir à sociedade mexicana o direito de acesso às tecnologias da informação e comunicação, bem como aos serviços de radiodifusão e telecomunicações. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia do México (INEGI) de 2020, apenas 50,4% da população rural é usuária de Internet, 27,9 pontos menos que a população situada em áreas urbanas. Essa diferença torna indispensável a promoção da tecnologia por satélite nestas zonas para acelerar seu desenvolvimento, conectar de forma igualitária toda a sociedade e reduzir definitivamente o problema da desigualdade digital.

Nos últimos anos, a HISPASAT realizou diversas iniciativas no México focando nessa problemática. Graças à sua cobertura universal e fácil implementação, o satélite é a opção ideal para ampliar o acesso à Internet nas comunidades mais remotas de uma forma rápida e eficiente. Por isso, o serviço prestado nestes 500 pontos poderia ser exportado não só a qualquer outra comunidade do México, como também de toda a América Latina, graças à cobertura da HISPASAT sobre a região.

Sobre a GlobalSat

A GlobalSat é uma empresa mexicana de telecomunicações com mais de 25 anos de experiência no setor, posicionando-se como o principal provedor de Internet por satélite no México para PMEs, Corporativos e Governo, ao operar a maior rede de satélites do país. Sua missão é oferecer soluções de conectividade empresarial especializadas e confiáveis em qualquer lugar do México.

Contato de imprensa:

Eric Cataño – t +52 664 666 1233 - eric.catano@globalsat.com.mx Para mais informações, acesse: www.globalsat.com.mx

Sobre a HISPASAT

A HISPASAT, operadora e prestadora de serviços por satélite do Grupo Red Eléctrica, oferece soluções de banda larga e conectividade por satélite que incluem acesso à Internet, mobilidade e ampliação de redes de celulares, bem como outras propostas de valor agregado a governos, corporações e operadoras de telecomunicações na América, Europa e norte da África. É também líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Televisão DTH (direct to home) e Televisão de Alta Definição (HDTV), bem como a gestão de transporte e sinais audiovisuais a partir do teleporto da HISPASAT Peru, em Lurín. A HISPASAT, composta por empresas com presença tanto na Espanha quanto na América Latina, onde está localizada sua filial brasileira HISPAMAR, é uma das principais empresas do mundo por receita em seu setor e a principal ponte de comunicações entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

Iñaki Latasa – t +34 638 065 148 – ilatasa@hispasat.es / comunicacion@hispasat.es