O Amazonas Nexus será lançado neste domingo na estação da Força Espacial de Cabo Canaveral

4 de Fevereiro de 2023

O novo satélite da HISPASAT será colocado em órbita por um lançador Falcon 9 da empresa SpaceX.

O Amazonas Nexus é um satélite geoestacionário de alto rendimento, que permitirá o acesso à Internet de alta qualidade em lugares tão remotos como a Groenlândia e a floresta amazônica.

O satélite Amazonas Nexus da HISPASAT, a operadora de satélites da Redeia, já está preparado para ser colocado em órbita neste domingo no Complexo Espacial de Lançamento 40 (SLC-40) da Estação da Força Espacial norte-americana em Cabo Canaveral (Flórida). O lançamento, que será realizado por meio de um veículo Falcon 9 da SpaceX, tem uma janela de oportunidade que começa às 17h32 hora local (23h32 GMT+1) e poderá ser acompanhado ao vivo no site da HISPASAT.

O veículo que colocará o Amazonas Nexus em sua órbita de transferência será o Falcon 9 da empresa SpaceX, aproximadamente 30 minutos após o fim da contagem regressiva e, a partir desse momento, o satélite se dirigirá para a órbita geoestacionária em um trajeto que durará mais de seis meses. Uma vez neste ponto, durante várias semanas, serão realizados vários testes estabelecidos para verificar seu correto funcionamento e, depois disso, será situado em sua posição orbital definitiva em 61º Oeste, onde substituirá e ampliará a capacidade do Amazonas 2.

O Amazonas Nexus cobrirá todo o continente americano, Groenlândia e os corredores norte e sul do Atlântico, e estará focado em serviços de conectividade em regiões remotas e em ambientes de mobilidade aérea e marítima. Este satélite representa uma nova era para os serviços prestados pela HISPASAT, pois contará com um Processador Digital Transparente (PDT) de última geração, que lhe permitirá aumentar sua flexibilidade geográfica em caso de mudanças nos cenários comerciais inicialmente previstos. A HISPASAT estabeleceu vários acordos comerciais para o arrendamento de capacidade a longo prazo do Amazonas Nexus com operadoras e prestadores de serviço nas esferas governamental, bem como da conectividade para o setor da aviação e em zonas remotas.

Sobre a HISPASAT

A HISPASAT, operadora e prestadora de serviços por satélite do Redeia, oferece soluções de banda larga e conectividade por satélite que incluem acesso à Internet, mobilidade e ampliação de redes de celulares, bem como outras propostas de valor agregado a governos, corporações e operadoras de telecomunicações na América, Europa e norte da África.É também líder na difusão e distribuição de conteúdos audiovisuais em espanhol e português, incluindo a transmissão de importantes plataformas digitais de Televisão DTH (direct to home) e Televisão de Alta Definição (HDTV), bem como a gestão de transporte e sinais audiovisuais a partir do teleporto da HISPASAT Peru, em Lurín. A HISPASAT, composta por empresas com presença tanto na Espanha quanto na América do Norte como na América do Sul, onde está localizada sua filial brasileira HISPAMAR, é uma das principais empresas do mundo por receita em seu setor e a principal ponte de comunicações entre a Europa e as Américas.

Contato de imprensa:

Víctor Inchausti – t +34 91 710 25 40 vinchausti@hispasat.es